quinta-feira, abril 24, 2014

TV Cabo Branco leva sinal digital para Itabaiana e municípios vizinhos

Lançamento será no dia 30 abril, com evento na Praça Epitácio Pessoa...

Os moradores de Itabaiana e municípios vizinhos terão mais um grande motivo para acompanhar a programação da TV Cabo Branco. No dia 30 de abril, a região passa a receber o sinal digital, que garante som e imagem em alta definição. Para marcar a inauguração, a Rede Paraíba de Comunicação promoverá um evento aberto ao público, na Praça Epitácio Pessoa, a partir das 19h.

No local, um pavilhão com um telão em LED será montado para apresentar aos itabaianenses os benefícios do novo sinal, além de exibir uma reportagem especial sobre a região, um vídeo institucional e mensagens de artistas da Globo parabenizando o município pela conquista tecnológica. Para a implantação da TV digital na região, uma antena foi instalada na Serra do Cajá a fim de permitir que o sinal chegue com qualidade nas cidades de Caldas Brandão, Gurinhém, São José dos Ramos, Mogeiro, Salgado de São Félix, Itabaiana, Pilar, Riachão do Poço e Cacimba de Dentro. Ao todo, serão mais de 106 mil habitantes beneficiados com a TV Cabo Branco Digital.

A inauguração em Itabaiana faz parte do projeto de expansão das TVs Cabo Branco e Paraíba que levará a nova tecnologia a 70% da população paraibana antes da Copa do Mundo FIFA 2014. A próxima etapa vai contemplar o município de Guarabira e a região do entorno e a festa de lançamento acontecerá no dia 02 de maio. Até o dia 15 do próximo mês, o sinal da Rede Paraíba em HD ainda será inaugurado nas cidades de Patos, Sousa e Cajazeiras.

Entre as vantagens da TV digital, destacam-se a alta qualidade da imagem (seis vezes melhor do que a atual) e som (compatível com o de aparelhos home theaters), que oferece uma resolução de cinema em casa, sem ruídos nem interferências; a portabilidade, que permite a recepção do sinal em aparelhos portáteis, como telefones celulares e televisores de mão - desde que estes sejam equipados com receptor de TV; a mobilidade, que torna possível assistir à programação através de equipamentos em movimento, como no carro, por exemplo; e a interatividade, que possibilitará ao telespectador, no futuro, acesso a informações diversas sobre o programa exibido, jogos, enquetes e até comércio através do controle remoto.

O processo de implantação da TV digital na Paraíba começou em João Pessoa com a fase de testes em 21 de fevereiro de 2009. Em 6 de julho do mesmo ano, a TV Cabo Branco se tornou oficialmente a primeira emissora a inaugurar a tecnologia no Estado. Em Campina Grande, a tecnologia chegou em 2013, tornando a TV Paraíba a primeira emissora em HD do interior paraibano. com G1pb