quinta-feira, junho 11, 2015

Aprovado mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos.

A Câmara dos Deputados aprovou ontem, por 348 votos a favor e 110 contra, fixar em cinco anos o mandato para todos os cargos eletivos- presidente, governador, prefeito, senador deputado federal, deputado estadual e vereador. A ampliação de quatro para cinco anos é uma maneira de "compensar" o fim da reeleição para mandatos do Executivo, aprovado em 28 de maio pelo plenário. Atualmente o mandato de senador é de oito anos enquanto os demais cargos eletivos têm mandato de quatro anos. 

Para os defensores da medida, o tempo maior à frente do governo é necessário para implantar e consolidar programas e políticas públicas, caso seja confirmada a proibição de dois mandatos consecutivos para presidente da República, governador e prefeito. O tamanho do mandato é um dos tópicos da reforma política, que começou a ser votada em plenário no final de maio. 

A mudança, prevista em emenda aglutinativa à proposta da reforma política (PEC 182/07, do Senado), cria uma regra de transição pela qual, nas eleições de 2018, os mandatos de deputados (distritais, estaduais e federais), de governadores e de presidente da República serão de quatro anos. Assim, nas eleições seguintes, de 2022, passa a valer o mandato de cinco anos. No caso dos senadores, aqueles eleitos em 2018 terão nove anos de mandato para que, em 2027, as eleições possam coincidir em um mesmo ano. 

VOTO OBRIGATÓRIO Mais cedo, os deputados decidiram manter o voto obrigatório a todos os brasileiros entre 18 e 70 anos. No plenário, a bancada evangélica rezou ainda um Pai Nosso e promoveu protesto contra a Parada Gay. (Com informações do G1 e Agência Câmara)