sábado, dezembro 26, 2015

Jornal da Paraíba: 'Criatividade' nas câmaras dão o que falar na Paraíba.

Para entrar no município de Itabaiana, distante 80 quilômetros de João Pessoa, os motociclistas terão que obedecer a uma regra: retirar o capacete. No Sertão paraibano, a população idosa de Catolé do Rocha pode receber gratuitamente pílulas para disfunção erétil. Já no município de Sousa, os servidores públicos que forem flagra- dos utilizando aparelho de celular durante o trabalho podem ter que pagar multa superior a R$ 500. Estes são apenas alguns exemplos de leis inusitadas criadas por vereadores paraibanos. 

Em Itabaiana, por 5 votos a 4, os vereadores aprovaram no mês passado o projeto proposto pelo vereador Lula do Mangaio para proibir o uso de capacete no município. Caso o projeto seja sancionado pelo prefeito Antônio Carlos Rodrigues (PMDB), os motociclistas que trafegarem pelo município terão que retirar seus capacetes, como forma de reduzir o número de assaltos registrados na cidade. Os parlamentares, no entanto, ignoraram o fato de que os acidentes envolvendo motociclistas lideram os atendimentos nos hospitais paraibanos. 

 Projeto semelhante foi aprovado na Câmara Municipal de Sousa. O presidente da Casa, Aldeone Abrantes (PTB), propôs um projeto para proibir o ingresso ou permanência de pessoas utilizando capacete nos estabelecimentos comerciais, industriais, públicos ou abertos ao público e instituições financeiras. 

Assim como em Itabaiana, a pretensão do vereador é reduzir o número de assaltos praticados por pessoas utilizando motocicletas. Os servidores também estão na mira dos vereadores de Sousa. Em junho, eles aprovaram por unanimidade projeto de lei que veda o uso de aparelho de telefonia celular em hospitais, casas de saúde, postos de saúde, instituições bancárias e financeiras, salas de aulas e conferências, casas fechadas de espetáculos e bibliotecas por funcionários dos respectivos órgãos ou estabelecimentos. O autor do projeto, Aldeone Abrantes, explicou que a medida visa ao bom atendimento por parte do servi- dor àqueles que recorrem à prestação de serviço de de- terminado órgão público ou de estabelecimento privado. Para ele, concentrados no uso do celular, os servido- res não fornecem a atenção necessária aos que procuram atendimento. “Muitas vezes o servidor deixa de atender um paciente para ficar conversando nas redes sociais”, justificou. Caso a lei seja descumprida, o servidor flagrado utilizando celular enquanto trabalha terá que pagar multa de 200 Ufir.

Leis interferem no transporte público... 
No município de Monte Horebe, os estudantes vão ter que disputar os assentos do transporte escolar com 'caronistas'. Apesar dos problemas na região, a Câmara do município aprovou projeto que libera a carona no transporte escolar. A matéria estabelece que o motorista será penalizado, no valor correspondente a um dia de trabalho, caso descumpra a lei. Ainda caberá ao motorista a responsabilidade de orientar a quem pegar carona que os assentos do veículo são de inteira preferência dos alunos. “Ou seja, nunca o 'carona' sentado e o aluno em pé”, diz o texto. O autor da proposta, Valtiere Silva Barreiro, justificou que o projeto levou em consideração as grandes necessidades enfrentadas pelos moradores do município. “Principalmente os que residem na zona rural, levando em consideração que as despesas com transportes oneram o orçamento de toda e qualquer família”, disse. Este ano, através do projeto do Ministério Público pela Educação (MPEduc), o Ministério Público Federal (MPF) ouviu pais de alunos sobre os problemas relativos à educação no município. Entre as várias demandas, a população reclamou de superlotação no transporte escolar. Pensando no bem-estar das mulheres que utilizam o transporte público coletivo de João Pessoa, o vereador Edu- ardo Carneiro (sem partido) apresentou projeto para que todos os assentos instalados nos veículos dos serviços de transporte público coletivo fossem destinados para uso preferencial de passageiros do sexo feminino, idosos, obesos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com limitação temporária de locomoção. JORNAL DA PARAÍBA, sábado 26 de dezembro.