terça-feira, novembro 08, 2016

Escola pública municipal de ITABAIANA tem água cortada.

A comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora das Graças, que funciona em prédio localizado ao lado da rodoviária de Itabaiana, tem uma reclamação na ponta da língua: a falta de água na escola. Reclamam do fedor no banheiro e contam que às vezes a professora pede para segurar o xixi. “Não é um absurdo?”, indaga uma professora da escola. O abastecimento de água foi cortado pela Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba, porque a Prefeitura não vinha pagando o consumo. 

A reportagem procurou a Secretaria de Educação do Município para ouvir a versão oficial do fato, mas a titular da pasta não foi encontrada. “Eu, pessoalmente, não tenho conhecimento desse fato, porém, acredito na veracidade do mesmo. Quanto à Secretaria de Educação, só estamos nós, funcionários, trabalhando, porque a Secretária está ausente há um mês”, disse Telma Lopes, pedagoga. 

Além de pleitear diretamente a ação das autoridades responsáveis pela solução do problema, é possível realizar denúncias aos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público, Defensoria Pública, PROCON, OAB, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescente. Procurado através das redes sociais, Paulo Rodrigo, membro do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, não retornou a mensagem. 

O professor Valmir Camilo lamentou a situação vivida pela educação municipal de Itabaiana, com salários atrasados e escolas abandonadas. “Não adianta condenarmos o atual prefeito, pois o julgamento dele já foi feito pelas urnas, mas acho que ele deveria ter mais sensibilidade e humanismo, porque o bem estar de crianças e adolescentes deveria ser prioridade”, afirmou. 

O acesso à água potável em qualidade e quantidade é um direito humano fundamental e as crianças têm prioridade absoluta na garantia desses direitos, conforme determina o artigo 227 da Constituição Federal. Assim, todos os serviços destinados à criança devem ser abastecidos com água em primeiro lugar. Tribuna do Vale (foto da escola/ prédio alugado)