sábado, janeiro 07, 2017

Veja mais notícias deste sábado 07


ITABAIANA: Carnaval 2017 é no Bloco dos quebrados... em 3 vezes de r$ 15.00 reais no carnê e também em todos os cartões... A venda em frente à Gráfica Beira Rio na sede do bloco.
---
em BREJO DO CRUZ, SERTÃO DA PARAÍBA: Oito suspeitos são presos e um morre em operação contra ataques a bancos. ... Um homem suspeito de ataques a bancos morreu após ser baleado por comparsas durante uma fuga de uma operação policial na zona rural de Brejo do Cruz, Sertão da Paraíba , na noite de sexta-feira (6). Segundo o delegado Demétrius Patrício, a vítima foi baleada pelo grupo que atirava para trás na tentativa de atingir os policiais. Oito pessoas foram presas durante a ação e dois suspeitos conseguiram fugir. Os presos teriam agido em explosões a bancos na Paraíba e no Rio Grande do Norte. O delegado explicou que a operação foi desencadeada após uma denúncia feita ao serviço de inteligência do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de que o grupo se escondia em uma casa no sítio onde aconteceu a ação.“Após confirmar as suspeitas, o 12º BPM montou uma equipe com 25 policiais e foi até o local. Durante o cerco e a progressão para a residência, os suspeitos começaram a atirar contra os policiais e na troca de tiros, um dos suspeitos foi baleado e dois fugiram pelos fundos da propriedade”, explicou o delegado. Ainda de acordo com o delegado, após conseguir avançar, os policiais conseguiram cercar a residência. No local, estavam oito pessoas, que foram presas. “O grupo estava com armas de grosso calibre, munições, bananas de dinamite artesanais e vários outros materiais que comumente são usados em explosões a bancos”, disse Patrício. No local, a polícia também apreendeu dois tanques de oxigênio, usados para alimentar maçaricos; ferramentas; aparelhos rádio-comunicadores; três baldes com grampos, que segundo o delegado são usados pelos suspeitos para dificultar a perseguição; e uma caminhonete preta, adulterada e com restrição de roubo, que teria sido usada pelo grupo em pelo menos dois casos. Demétrius Patrício explica que o suspeito ferido foi socorrido pelos policiais e levado para o hospital de Brejo do Cruz, onde foi atendido. O homem chegou a passar por procedimentos de emergência, mas não resistiu aos ferimentos. Quando estava sendo levado ao hospital, ele contou como foi baleado. “Colhemos depoimento com os policiais e também com a vítima. Pelo que foi dito, a suspeita que temos é de que ele tenha sido baleado pelos próprios suspeitos que, durante a fuga, atiravam para trás tentando atingir os policiais. Como eles não olhavam para onde atiravam, acabou que um dos tiros atingiu a vítima”, explicou o delegado, Os presos foram levados para a cadeia de Catolé do Rocha e vão ser indiciados por associação criminosa, porte de arma, posse ilegal de arma e adulteração de veículos. Os dois fugitivos não tinha sindo localizados até a manhã deste sábado (8).
---
Novos gestores precisam atualizar cadastros de Assistência Social. ... Diante da renovação na gestão dos Municípios, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) avisa aos prefeitos eleitos e reeleitos sobre uma série de atualizações cadastrais que devem ser feitas na área de Assistência Social. A entidade reforça que esse procedimento é fundamental para garantir o fluxo administrativo e financeiro das ações, serviços e programas sociais, além de garantir o cofinanciamento federal regular de recursos fundo a fundo. 

A Confederação informa que as atualizações devem ser feitas via Cadastro Nacional do Sistema Único de Assistência Social (CadSuas). Esse procedimento precisa ser realizado pelos prefeitos, secretários de assistência social, conselheiros e demais membros que constam no sistema.

O CadSuas é um aplicativo informatizado de abrangência nacional que compõe a Rede Suas. Ele tem como objetivo coletar, processar e gerir dados sobre a rede socioassistencial, órgãos governamentais, conselhos, fundos e trabalhadores do Suas. O cadastro foi instituído pela Portaria 430/2008.

Módulos CadastraisA CNM explica aos gestores que é por meio do CadSuas que são registradas todas as informações das prefeituras. Elas são subdivididas em módulos cadastrais voltados ao Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social; ao Cadastro Nacional de Unidades Públicas de Assistência Social ao Cadastro Nacional de órgãos governamentais, conselhos e fundos de assistência social e ao Cadastro Nacional dos Trabalhadores do Suas.

O CadSUAS é coordenado, administrado e mantido pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) em articulação com os órgãos gestores estaduais, municipais, do Distrito Federal e Conselhos de Assistência Social. Diante disso, a CNM ressalta que além de contribuir para organização local, essa atualização permite a integração do cadastro a outros sistemas do SUAS. Eles precisam destes dados cadastrais atualizados para serem preenchidos e evitar qualquer tipo de prejuízo ao ente federativo.

Atualizações imediatasA CNM destaca que existem informações prioritárias que precisam ser inseridas. Segundo informações do blog Rede Suas, neste primeiro momento, as informações que devem ser atualizadas são:
PrefeituraRealizar o cadastro/vinculação do prefeito eleito em 2016. Nas prefeituras em que houve reeleição, é necessário apenas que a data “fim de mandato” seja alterada.

Órgão Gestor (Secretaria de Assistência Social)Realizar o cadastro e vincular o secretário ao “Órgão Gestor” com o cargo de “Secretário (a) de Assistência Social”, preenchendo sempre as datas de início e fim de mandato.

Conselho Municipal de Assistência SocialRealizar o cadastro e vincular ao “Conselho” o Presidente do conselho, Secretário Executivo e Conselheiros, preenchendo sempre as datas de início e fim de mandato.

Fundo Municipal de Assistência SocialCaso ocorra mudança do Responsável, realizar o cadastro e vincular ao “Fundo”, preenchendo sempre as datas de início e fim de mandato.

A CNM ainda ressalta que a Portaria do SNAS 15/2010 estabelece o acesso aos sistemas por meio do Sistema de Autenticação e Autorização do (SAA), que utiliza login e senhas individualizadas para cada usuário. Dessa forma, é imprescindível que exista pelo menos uma pessoa na Secretaria com permissão para acesso e atualização dos dados do CadSUAS.
Caso o Município não possua acesso ao sistema ou tenha qualquer dúvida sobre este procedimento, deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento, preferencialmente através do telefone 0800 707 2003 (opção 2 – Ass. Social e depois opção 4 – gestor, conselheiro ou técnico), ou pelo e-mail: 

Sempre que entrar em contato com a Central de Relacionamento, o gestor deve anotar o número do protocolo de atendimento.

Acesse aqui os sistemas da Rede Suas. Dúvidas sobre o funcionamento do sistema CadSUAS também podem ser esclarecidas no Manual do sistema disponível. Clique aqui para acessá-lo.