sexta-feira, fevereiro 03, 2017

O prefeito Dr Lúcio, participa da reabertura dos trabalhos legislativos...




e faz balanço dos 30 dias de governo... Nesta quarta feira (01), o Prefeito Dr Lúcio Flávio participou da abertura dos trabalhos do legislativo, na primeira sessão ordinária da nova legislatura. A primeira sessão na Casa de Antônio Batista Santiago além da presença do prefeito contou também com a presença do do Vice Prefeito José Sinval, dos 11 vereadores eleitos no último pleito de outubro de 2016 que se fizeram presentes no início dos trabalhos do Legislativo. 

O Presidente da Câmara Dr Pedro da Silva abriu a sessão dando boas vindas a todos, incluindo os 11 vereadores, lideranças politicas, público e a presença do Executivo. Após a leitura da ordem do dia , pelo diretor, quando foram apresentados os requerimentos e postos em discussão, com a palavra de alguns parlamentares, a exemplo do vereador Baia, Rodrigo Feição, Ubiratan entre outros. Logo após o Presidente passou a palavra ao Prefeito Dr Lúcio que cumprimentou a todos parlamentares na pessoa do Presidente da Casa. 

Em seu discurso o prefeito reafirmou que "acredita nesta Câmara" e sabe da importância da parceria entre os dois poderes pra o desenvolvimento da cidade. Fazendo um balanço desses primeiros dias de gestão decorou que "não se pode fazer um governo de quatro anos em trinta dias" referindo-se aos desmandos administrativos da gestão anterior. O município encontra-se numa crise financeira sem precedentes, com bloqueios sucessivos do FPM (Fundo de Participação do Município), devido ao não pagamento dos encargos sociais, na ordem de onze milhões e cem reais, além das folhas de pagamento de dezembro e décimo terceiro do funcionalismo público, que juntas passam da ordem de dois milhões e quinhentos mil reais. Bem como os débitos com fornecedores e outros, como Energisa e Cagepa que chegam ao montante de mais oitocentos e cinquenta mil reais, além de débitos com o PASEP, declarou. Os débitos contabilizado já passam dos 18 milhões de reais.

O prefeito destacou ainda que mesmo diante de todos esses problemas a preocupação do Prefeito é com a situação do município, pois encontrou PSFs, escolas e creches fechadas, veículos sucateados, a exemplo das máquinas do PAC, além de mobílias e equipamentos quebrados, "um cenário de guerra", mas que mesmo assim vem dando uma resposta a população, não rápidas como gostaria mas mesmo com dificuldades, já aconteceu a operação tapa buracos, reformas e revitalização de escolas a exemplo do CAIC, desobstrução de galerias e passagem molhada entre outras, lixo retirado das vias e bairros, declarou o prefeito. 

Ainda sobre os os primeiros 30 dias de governo, Dr Lúcio fez questão de falar sobre as conquistas como a reabertura da Policlínica, e a reabertura das Unidades de Saúde, recuperação da ambulância do Pacto Social e ressaltou a importância da Câmara para colocar Itabaiana "no caminho do desenvolvimento" salientando a importância da aprovação do projeto de lei que reduz de 15 para 11 Secretarias, além da extinção das Secretárias Adjuntas e o percentual de servidores comissionados em mais de 30%, e a redução de aluguéis e contratados. 

O Prefeito encerrou com a certeza que "a casa nos ajudará nesta luta", que sabe das dificuldades, mas que juntos a vitória será certa, "Itabaiana precisa resgatar o brilho que sempre teve", devolver aos itabaianenses o direito de sonhar, finalizou o prefeito, desejando muita sorte na missão que juntos irão desempenhar numa relação respeitosa. 

Após o discurso do Prefeito, o vice José Sinval fez o uso da palavra falando sobre o "grande exemplo de democracia da Câmara", parabenizou a todos, destacando ainda a "herança maldita" deixada pela gestão anterior. Houve novos pronunciamentos por parte dos vereadores, e o presidente encerrou a sessão. Assessoria