quarta-feira, março 08, 2017

O pânico pela doença misteriosa.


Em Itabaiana. Já foram registrados 6 casos em uma comunidade rural; cinco morreram e uma garota está internada... A sexta vítima está internada no Hospital de Trauma, em Campina Grande, e até o final da tarde de ontem, o estado dela era gravíssimo.  

Pelo menos cinco mortes, entre elas de uma grávida, e duas crianças acometidas e hospitalizadas estão sendo tratadas pela saúde e pela polícia como um grande mistério na comunidade Alto da Boa Esperança, no Sítio Cariatá, zona rural da cidade de Itabaiana, no Agreste paraibano, a 89 quilômetros de distância de João Pessoa. As mortes aconteceram subitamente com pessoas com algum grau de parentesco e ainda sem resultado de laudos do Instituto de Medicina Legal (IML). 

De acordo com o delegado Regional de Itabaiana, Hugo Helder, são seis ocorrências em uma mesma comunidade, mas entre pessoas que moravam em casas distintas. “Por este motivo, eu não acredito em crime, não acho que seja caso policial. Eu acredito que seja surto de alguma doença, mais provavelmente um surte de meningite”, afirmou. 

O último caso aconteceu na segunda-feira e a vítima foi transferida ontem para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Leticia Firmino Soares, 12 anos, sentiu-se mal, vomitou e foi levada para o hospital regional da cidade, mas devido à gravidade, foi encaminhada para o Trauma. 

Letícia teve duas paradas cardíacas na manhã de ontem, está em estado de saúde gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e a família não quis falar sobre o caso. A irmã dela também passou mal e foi levada para o Regional, onde continua internada em observação, mas em bom estado de saúde. 

Apesar do delegado não acreditar em crime, a investigação está sendo feita. Foram realizadas coletas de sangue para exames e perícias, enquanto a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Saúde estão estudando os casos. 

A secretária da Saúde municipal de Itabaiana, Soraia Galdino, falou que os sintomas não são de meningite e não lembra qualquer outro problema de saúde. “As pessoas tem saúde normal e de repente acontece. É muito rápido, tem vômito e logo depois tem uma parada cardíaca”, contou. 

Soraia disse que a água foi coletada para enviar para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB). Ela explicou que, como se trata de uma comunidade, é possível que os moradores estejam usando um inseticida de forma inadequada.

"A gente está na comunidade investigando e estamos esperando os laudos do IML. A Vigilância Ambiental está fazendo uma limpeza no local para que não ocorram novos casos, mas por enquanto, não temos como determinar qualquer evidência"  Soraia Galdino, secretária de Saúde de Itabaiana
-
Jornal Correio da Paraíba / desta quarta-feira, 8 de março 2017.