sexta-feira, março 10, 2017

Na Paraíba: Obra é do povo nordestino, diz Temer sobre transposição.



---
(VEJA VÍDEO / itabaianenses na chegada das águas em Monteiro) ... Ás águas do Rio São Francisco já correm sem nenhum obstáculo pelo Cariri e Sertão da Paraíba e, para o presidente da República, Michel Temer (PMDB), que esteve em solo paraibano nesta sexta-feira (10), é do povo nordestino a paternidade da obra. Sem querer entrar na polêmica criada sobre qual presidente teria sido o verdadeiro realizador da tão sonhada e planejada construção, Temer disse não estar interessado na paternidade da transposição. "Não quero a paternidade da obra. Ninguém pode tê-la”, disse, numa alusão ao ex-presidente Lula, em cujo governo foi iniciada a construção do canal. “A paternidade é do povo brasileiro e do povo nordestino. Vocês é que pagaram impostos ao longo do tempo, vocês é que permitiram que pudéssemos fazer grandes investimentos nessa obra, que cada vez mais está sendo festejada. O dinheiro público vem dos impostos. Então, quando aplicamos bilhões aqui são os senhores que pagaram", complementou acrescentando que a obra é dos tempos do império, mas só foi executada nos últimos governos. Temer chegou à Paraíba pela manhã e primeiro foi para Campina Grande participar de cerimônia da inauguração oficial do Complexo Multimodal Aluízio Campos e assinar ordem de serviço para a triplicação da BR-230. Somente à tarde, o presidente seguiu para a cidade de Monteiro, considerada pelo Ministério da Integração (MI) o ponto final das obras do Eixo Leste da Transposição, que começa a mais de 215 quilômetros de distância dali, no Lago de Itaparica, em Floresta, Sertão de Pernambuco. Em Monteiro, a expectativa por parte da população era enorme. Desde cedo uma multidão já acompanhava um teste realizado em um trecho da transposição na cidade. A prefeitura decretou feriado. Aulas foram suspensas e o comércio fechou as portas para ver a transposição se concretizar. Acompanhado por autoridades políticas e assistido por moradores, o presidente não conseguiu escapar de uma pequena manifestação de populares que com cartazes, apitos e gritos diziam "fora Temer" e "obrigado Lula". Temer, no entanto, respondeu aos manifestantes afirmando que "ao sol, mas ao fim do dia, estarão se banhando nas águas do são Francisco". Elegante, ele até brincou com a manifestação e, em seu discurso, citou Dom Hélder Câmara. "Sou como a cana. Quanto mais eu sou moído, só consigo dar doçura". Michel Temer afirmou ainda que Monteiro é a porta de entrada da obra na Paraíba e que ainda se emociona cada vez que visita as obras da transposição. "Cada vez que venho aqui (nas obras da Transposição) me emociono como brasileiro", declarou. "De mãos dadas, o Velho Chico e o Rio Paraíba vão caminhar para o interior e vão estimular desenvolvimento" - Michel Temer. Presidente da República.

Enfim, após 11 anos de obras e de um sonho que vem da época do Império, o rio São Francisco despejou no Paraíba. Teste de abertura das comportas da Estação de Controle, em Monteiro, antecipou o encontro. Hoje, o presidente Michel Temer abrirá, em definitivo, essas comportas. Mas, o caminho até Boqueirão, para socorrer Campina e região, é longo e as primeiras águas só chegarão em 20 dias.

Presidente entrega a obra... Água e estradas. Michel Temer participa de solenidade pela chegada das águas na Paraíba pelo Eixo Leste em Monteiro; antes, autoriza ampliação de rodovia em CG...

O peemedebista e sua comitiva desembarcam em Campina Grande por volta das 11h. Do aeroporto, Temer irá até complexo habitacional Aluízio Campos. Na ocasião, o presidente assinará duas ordens de serviço. Uma para o início das obras de duplicação da BR 230 referente ao primeiro trecho, entre Campina Grande e a Comunidade Farinha (Praça do Meio do Mundo). E a outra ordem de serviço para as obras da terceira faixa da BR-230 de Cabedelo até Oitizeiro, em João Pessoa. Após a assinatura das ordens de serviço o presidente embarca em um helicóptero da Força Aérea Brasileira para o município de Monteiro. Lá participa de solenidade pública pela chegada das águas da Transposição em solo paraibano. André Gomes As águas da transposição já estão na Paraíba desde a noite de quarta-feira e se aproximam da cidade de Monteiro, onde vai encher o reservatório Poções e, ao mesmo tempo, lançar parte das águas também no rio Paraíba, fazendo o caminho rumo ao Açude Epitácio Pessoa. Segundo a prefeita Lorena Leite (PSDB), que participou de uma reunião em Brasília para confirmação da vinda do presidente Michel Temer, outros políticos devem compor a comitiva a exemplo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e do senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves. Na comitiva presidencial também estará o ministro da Integração Nacional, Helder Michel Temer visita hoje a Paraíba hoje para participar da inauguração do Eixo Leste da transposição das águas do rio São Francisco, no Eixo Leste, em Monteiro. Barbalho, e os senadores paraibanos Cássio Cunha Lima (PSDB), José Maranhão (PMDB) e Raimundo Lira (PMDB), além dos deputados federais, já confirmados, Aguinaldo Ribeiro (PP), líder do governo Temer na Câmara dos Deputados, e também Pedro Cunha Lima (PSDB). Também confirmou presença na solenidade em Monteiro o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia (PSB). Outros parlamentares a exemplo de Tovar Correia Lima (PSDB), Camila Toscano (PSDB), Bruno Cunha Lima (PSDB), Renato Gadelha (PSC), João Henrique (DEM), já confirmaram presença. A água do São Francisco já deveria estar no reservatório Poções desde o último domingo, mas a obra sofreu um atraso em decorrência de um vazamento registrado no dia 3 deste mês na barragem Barreiro, no município de Sertânia, em Pernambuco.

Monteiro: a porta das águas... entrega dessa etapa do Projeto de Integração do Rio São Francisco além de amenizar a crise hídrica nos municípios da região semiárida da Paraíba, também trará outros benefícios. A chegada das águas que é comemorada pela prefeita de Monteiro, Anna Lorena, desde a quarta-feira, e que hoje recebe a visita do presidente da República para marcar a conclusão do eixo leste da obra hídrica, de enorme alcance social e econômico. Com isso, o município ganha estabilidade hídrica, o que deverá atrair investidores na cidade que é a maior do Cariri paraibano e possui a maior área territorial da Paraíba. “Eu já solicitei a minha equipe de auxiliares um levantamento das empresas que possamos visitar ainda neste primeiro semestre para apresentarmos um histórico de nosso município, mostrando que temos viabilidade estrutural para atrairmos empresas que aqui queiram se instalar, gerando emprego e renda”, revelou a prefeita Anna Lorena. A prefeita disse ainda que antes mesmo das águas chegarem a Monteiro ela já vinha mantendo contato com empresários e agora com a confirmação desta estabilidade hídrica vai intensificar os contatos. O município de Monteiro possui 35 mil habitantes, é sede regional do Cariri e faz divisa com o Estado de Pernambuco, o que poderá facilitar o interesse de empresas que queiram se instalar no município. Anna Lorena revelou que já estuda algumas isenções fiscais que possam contribuir para atrair as empresas que queiram investir no município e também possa fortalecer as pequenas e médias empresas já instaladas.