quinta-feira, março 09, 2017

Prefeitura de Itabaiana I Nota de Esclarecimento.

A Prefeitura Municipal de Itabaiana, através da Secretária de Saúde, vem a público esclarecer alguns fatos acerca do falecimento de duas Crianças no municipio. Sobre o caso a Secretária vem a público esclarecer alguns pontos:

1- O primeiro caso foi de Ana Gabriele, de 9 anos, que no dia 18 de Fevereiro de 2017 após sentir febre vômito,estar com os lábios e os dedos roxos foi encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, aonde instantes depois veio à óbito. O Segundo caso foi de Samuel Alexandre no dia 26 de Fevereiro, 6 anos de idade e primo de Ana Gabriele, que após sentir os mesmos sintomas e ser encaminhado para a unidade Hospitalar em questão também faleceu.

2- A Secretaria vem a público lamentar e ao mesmo prestar solidariedade a família das crianças neste momento de dor, e reforça que está sendo dada toda a assistência aos familiares das vítimas,dando a devida a atenção aos mesmos neste momento de luto.

3- A Secretária de Saúde do município, a senhora Soraya Galdino, esclarece que não há até o presente momento nenhuma suspeita de que as mortes tenham sido causadas pela ingestão de água contaminada, visto que na comunidade Cariatá a água continua sendo consumida por moradores e animais de estimação da localidade.

4- Desde o surgimento destes dois casos há um grande empenho por parte da Secretária de Saúde do município em investigar a causa das mortes dessas crianças. Nesta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, a secretária Soraya Galdino esteve em audiência com a Secretária de Saúde da Paraíba, a Senhora Claúdia Veras, que prontamente pediu ao GEMOB do Instituto Médico Legal(IML) urgência no resultado dos laudos médicos que vão identificar a causa das mortes. A Secretária de estado também solicitou que uma equipe da Vigilância ambiental se dirija à Itabaiana para realizar análises da qualidade da água dos reservatórios das comunidades Cariatá e Alto da Boa Vista.

5- A hipótese de água contaminada não foi descartada pelas equipes da Vigilância que se encontram no município.A Secretária determinou que sejam recolhidas amostras de águas das cisternas e pequenos reservatórios para exames em laboratório especializado para confirmar se há ou não contaminação na água fornecida.

6- Também foi solicitado na Delegacia da Polícia Civil em Itabaiana apoio nas investigações para elucidar as mortes dessas crianças, e as próprias autoridades policiais no município se comprometeram em dar prioridade a esse caso.

7- Esclarecemos que a administração da Saúde de Itabaiana também entrou em contato com a direção do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, reforçando o apoio e preocupação da pasta em esclarecer aos familiares e amigos o que ocasionou a morte dessas crianças.

8- Outro caso registrado foi de uma criança chamada Letícia, moradora da Comunidade Alto da Boa Esperança,que deu entrada na última segunda-feira no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, e permanece internada em estado grave.A direção do Hospital informou à Secretária Soraya Galdino que há uma suspeita de que a criança foi vítima de envenenamento, entretanto somente o resultado final dos laudos médicos é que podem confirmar.

Após o esclarecimento dos fatos pedimos que qualquer dúvida ou nova informação acerca do ocorrido serão esclarecidas pela pasta. Afirmamos o total compromisso da Secretária de Saúde em oferecer a melhor assistência aos habitantes de Itabaiana,assim como da Prefeitura Municipal, através do Prefeito Lúcio Flávio, em prezar pela qualidade e transparência dos serviços prestados à população.

Itabaiana, 09 de Março de 2017
Soraya Galdino de Araújo Lucena
Secretária de Saúde