quinta-feira, março 09, 2017

Ver Mais Notícias da Paraíba - desta quinta-feira.

Laudo com causa da morte de crianças em Itabaiana será divulgado em 30 dias... O Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) deve divulgar em 30 dias o laudo da morte de um menino, de 9 anos, e uma menina, de 6 anos, do município de Itabaiana, Agreste paraibano. As crianças, que eram primos, passaram mal nos dias 19 e 25 de fevereiro. Vomitando e tremendo, eles morreram momentos após dar entrada no hospital da cidade, ambos com parada cardíaca. A terceira criança, de 12 anos, que apresentou os mesmos sintomas das demais, segue internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Informações da diretoria apontam que a principal suspeita é que a vítima tenha sido envenenada. MaisPB
------------------------------------------------------

Municípios recebem primeiro repasse do FPM de março no dia 10... O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de março será transferido nesta sexta-feira, 10. De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), com base nos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o montante será de R$ 2.368.827.295,98. Ainda segundo dados divulgados pela entidade, considerando o porcentual destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), o montante destinado as prefeituras – neste primeiro decêndio – será de R$ 2.961.034.119,98 – valor bruto. Ao analisar a série histórica do FPM, o repasse apresenta crescimento de 17,52% em relação a 2016. Isso, em termos nominais, sem considerar os efeitos da inflação. “Quando se observa o real valor dos repasses, levando em conta as consequências da inflação, o decêndio apresenta crescimento de 13,04%, em relação ao mesmo decêndio de 2016”, destaca o levantamento da entidade, divulgado nesta quarta-feira. Ao calcular o valor total real repassado em 2017, do início do ano para cá, o crescimento é de 4,35%, em relação ao repasse no mesmo período do ano anterior. De acordo com a CNM, o crescimento nas transferências para os Municípios nos três primeiros meses do ano pode ser justificado por uma pequena melhora no cenário econômico nacional. Ainda assim, a entidade ressalta a importância de os gestores manterem os planejamentos dos gastos, para não serem pegos de surpresa mais a frente e para conseguir cumprir as obrigações orçamentárias nos devidos prazos.
-----------------------------------------------------
Grupo arromba caixa eletrônico com maçarico em banco de João Pessoa... Uma agência bancária de um banco público foi arrombada na madrugada desta quinta-feira (9) no bairro do Bessa, em João Pessoa. Segundo informações da polícia, um dos caixas eletrônicos da agência foi violado com o uso de um maçarico pelo assaltantes. Os criminosos tiveram acesso ao compartimento do dinheiro e várias notas, danificadas pelo maçarico, ficaram espalhadas pela agência. Para arrombar o caixa eletrônico, os assaltantes colocaram um biombo ao lado do equipamento para que o fogo do maçarico não chamasse a atenção. Ainda de acordo com informações da polícia, os assaltantes chegaram na agência por volta das 3h desta quinta-feira em três carros, sendo uma Toyota Hilux de cor prata, um Toyota Corolla de cor prata e um Citroen C3 vermelho. A quantia levada pelos assaltantes não foi informada. Os suspeitos fugiram do local e não foram localizadas até o início da manhã desta quinta-feira. O caso registrado na madrugada desta quinta é semelhante a outro que ocorreu na madrugada de terça-feira (7) em uma agência na Avenida Epitácio Pessoa. Segundo informações da Polícia Militar, pelo menos quatro homens entraram na agência pela porta dos fundos, instalaram um biombo e tentaram arrombar um caixa com um maçarico. Durante o trabalho para violar o caixa, uma equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar passou pela agência e assustou o grupo, que fugiu do local, abandonando as ferramentas.
-----------------------------------------------------
Água da transposição chega à Paraíba e deve seguir para Boqueirão a partir de sexta... Por volta das 19h desta quarta-feira (8), a água da transposição do Rio São Francisco chegou ao território de Monteiro, no Cariri da Paraíba, a 305 km de João Pessoa. A água já passou pelo túnel que separa Monteiro de Sertânia (PE) e está na última estação de controle antes de ser jogada no canal que corta a Zona Urbana da cidade. A estação de controle só deve liberar água para esse canal na próxima sexta-feira (10), na presença do presidente da república Michel Temer, da bancada federal paraibana, do governador Ricardo Coutinho e de várias lideranças políticas do país. A estação funciona como uma comporta antes do próximo manancial onde a água da transposição será despejada. Ela interrompe esse fluxo quando houver, por exemplo, um período de chuvas forte capaz de encher esses mananciais sem a necessidade de se utilizar a água do São Francisco. Da mesma forma, a estação libera água modulando a quantidade, dependendo do período de estiagem. O diretor do DNOCS na Paraíba, Alberto Gomes, confirmou a chegada da água da transposição em território paraibano e disse que agora o cronograma será seguido sem qualquer anormalidade. Segundo ele, para cortar toda a área urbana pelo canal da cidade de Monteiro, a água deve levar em torno de 12 a 15 horas e, para chegar ao açude de Poções, primeiro grande manancial da Paraíba a receber a transposição, esse percurso deve ser feito entre cinco e sete dias, contados a partir da liberação da estação de controle na sexta-feixa. Após deixar o açude de Poções, a água seguirá para o reservatório de Camalaú. Segundo a previsão dos engenheiros que atuam na obra, a água deve chegar ao açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 municípios da região do Piemonte da Borborema, entre 30 e 45 dias.