sábado, abril 15, 2017

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira.

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) começa nesta segunda-feira (17), mas apenas para profissionais de saúde e gestantes. Para os demais públicos terá início dia 24 de abril e vai até o dia 26 de maio. Este ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza o dia D de mobilização no dia 13 de maio, às 9h, no município de Rio Tinto. Estarão presentes na ocasião representantes da SES, Vigilância em Saúde, Gerência Regional de Saúde e Núcleo de Imunizações. O diferencial da campanha de 2017 é que os professores de escolas públicas e privadas também foram incluídos entre os grupos prioritários da campanha, dos quais já fazem parte as pessoas com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. No estado da Paraíba, 1 milhão e 70 mil pessoas se encaixam nestes grupos. Segundo Márcia Mayara, técnica do Núcleo de Imunização da SES, serão distribuídas 1 milhão e 177 mil doses da vacina para todo o estado. “É importante que a população alvo não deixe de ser imunizada, pois a vacinação contra a gripe mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações”, disse Márcia.
------------------------------------------------------
Gervásio abre mão de concorrer ao governo estadual e deve focar na Câmara Federal... O deputado estadual Gervásio Maia, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, tomou uma decisão que mexe no tabuleiro político do Estado na direção de 2018. Ao invés de disputar o Governo, como se presumia, decidiu focar a disputa numa das 12 vagas na Câmara Federal. – Estamos ouvindo os aliados de todo Estado, como se deu nesses dias em Sousa, e vamos mesmo para a disputa de Deputado federal – afirmou com exclusividade ao Portal WSCOM. Gervásio Maia repensou a condição de disputa ao Governo, mas não quis entrar em detalhes sobre a causa de não mais longe disputar a condição de candidato a governador. – Tem horas que precisamos tomar decisões difíceis, como agora estamos tomando de disputar a Câmara – frisou. Ele ressaltou contudo a afinidade com o governador e seu projeto para 2018.
-----------------------------------------------------
Falta de encanamento. Transposição 'não vai facilitar nada', diz agricultora sem acesso a água encanada... As águas da transposição do Rio São Francisco chegaram há um mês na cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba, levando esperança de dias melhores aos paraibanos, que há cinco anos enfrentam a seca no estado. Com a promessa de tirar as cidades da crise no abastecimento, a realidade de quem mora na zona rural é bem diferente de quem está na área urbana. A agricultora Inácia Maria da Silva, 50 anos, não está muito animada com a chegada das águas da transposição. Ela mora no sítio Serra Branca, na zona rural de Monteiro, a cerca de 18 quilômetros do centro da cidade. Para essa região não há água encanada. Durante toda a vida ela se acostumou a ter o lar abastecido por água de poços artesianos e por carros-pipa. Segundo ela, a água da transposição está beneficiando mais os moradores da zona urbana. “Pra quem mora aqui na cidade ou nas proximidades vai mudar muita coisa. Vai facilitar muito a vida do pessoal. Pra gente (que mora na zona rural) não vai facilitar nada”, disse ela. Em tempos em que a região ainda não era tão castigada pela seca, Inácia Maria da Silva conta que fazia plantio nas terras. “A gente vive da roça. Quando tinha água, na época que tinha inverno e o açude estava cheio, a gente sempre plantava alguma coisa. Já tem uns cinco anos sem plantar. São cinco anos de seca. Hoje a gente vive de aposentadoria”, afirmou a agricultora.
------------------------------------------------------
Açude aumenta volume para 88,4% após cheia no Rio Taperoá ... O Açude Manoel Marcionilo, localizado no município de Taperoá, no Cariri paraibano, está com 88,4% da capacidade total e antes tinha cerca de 19,2% da capacidade na medição do mês passado. O índice foi registrado neste sábado (15), pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e o aumento ocorreu em virtude da enchente registrada no Rio Taperoá na manhã da última quinta-feira (13). De acordo com dados da Aesa, o reservatório, que abastece o município, tem capacidade para 15,1 milhões de metros cúbicos de água e atualmente encontra-se com cerca de 13,3 milhões de metros cúbicos. No início do mês passado, o manancial aumentou cerca de 10 vezes o volume total, passando de 3,2% para 37,5%, mas fechou a média de março com 19,2%. Os moradores seguem otimistas com relação ao sangramento do açude e muitos acompanham a entrada da água no reservatório desde o dia da enchente. Um dos moradores, que se identificou como Toinho Patativa, acredita que faltam poucos centímetros para que a água chegue até a borda do sangradouro do açude e atinja o volume máximo. Paraíba tem apenas dois açudes sangrando Ainda de acordo com a Aesa, o Estado tem apenas dois reservatórios sangrando. São eles: o açude São José II, no município de Monteiro, que tem capacidade total para 1,3 milhões de metros cúbicos e o açude Vazante, na cidade de Diamante, que registra 9 milhões de metros cúbicos. Confira dados 52 Reservatórios em Situação Crítica (menor que 5% do seu volume total) 43 Reservatórios em Observação (menor que 20% do seu volume total) 30 Reservatórios com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total 2 Reservatórios Sangrando
------------------------------------------------------
Funasa e CGU condenam obra da gestão Pollyana Dutra em Pombal ... Relatório elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU) aponta um superfaturamento de aproximadamente R$ 4 milhões em obras de saneamento básico no município de Pombal, no Sertão paraibano. O documento é referente ao período de gestão da ex-prefeita Pollyana Dutra. Reportagem abordando o problema foi publicada na edição deste sábado (15) do jornal Correio da Paraíba. A Fundação Nacional de Saúde na Paraíba (Funasa) condenou totalmente as obras de esgotamento sanitário feitas no município e que custaram cerca de R$ 16 milhões. Em virtude das supostas irregularidades, o calçamento de várias ruas cedeu, causando acidentes, o que já rendeu cerca de 50 ações contra a prefeitura. Conforme documentos da Funasa e CGU, as obras foram executadas pela Construtora Brasil, com sede em João Pessoa. Entre as 19 irregularidades apontadas estão: sobreposição de serviços já realizados em outros convênios e cobranças por serviços não realizados. A apuração destaca um suposto conluio entre a prefeitura e a construtora. O advogado da ex-prefeita, Johnson Abrantes, ressaltou que não existe procedimento judicial contra Pollyana Dutra em relação às irregularidades citadas na reportagem.
-----------------------------------------------------
Prefeito de Patos garante que São João 2017 terá 90% de forró e 70% da bandas regionais ... O prefeito da cidade de Patos, Dinaldinho Wanderley (PSDB), anunciou que o São João 2017 na cidade será marcado pelo forró e bandas regionais. A festa, que acontece no mês de junho e atrai turistas de todos os lugares do país, já está em seus ajustes finais. “Nós já estamos na quarta reunião com a equipe, a programação tem diretrizes, nós queremos 90% de de forró, e 70% de bandas regionais para valorizar a prata da casa. Nós queremos que a questão cultural esteja inserida diretamente para ter um lado comercial, e vender, em um bom sentido, o nosso município”, afirmou. De acordo com prefeito, o São João de Patos agora fazer parte do calendário oficial do Ministério do Turismo, o que ajudará na divulgação da festa e da cidade. “Conseguimos no Ministério do Turismo que Patos ficasse no calendário nacional e internacional de eventos, a partir de agora o São João de Patos estará nas grandes feiras de turismo de todo mundo, o que atrai mais investimentos”, disse.
------------------------------------------------------
Festival de Sabores e Saberes da Costa do Conde será lançada na semana que vem ... O lançamento oficial da 4ª edição do Festival de Sabores e Saberes da Costa do Conde na Paraíba ocorre no próximo dia 18 (terça-feira). De acordo com a diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Costa do Conde (Acic), que organiza e promove o festival, neste ano deverá contar com as participações de 13 restaurantes. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informa que o lançamento de todos os detalhes do festival vai acontecer no dia 18 de abril, às 15h, no hotel Nord Tabatinga, na praia de mesmo nome. De acordo com Ruth, o festival chega a sua quarta edição com uma proposta definida: divulgar as potencialidades gastronômicas e turísticas da Costa do Conde e atrair um número cada vez maior de turistas. “A proposta, desde o início, foi de incrementar a movimentação turística no Conde durante os feriadões prolongados. Hotéis e restaurantes são os principais beneficiados com o festival”, explicou. Segundo a diretoria da Acic, o Festival vai ocorrer do dia 20 de abril a 1º de maio e inclui dois feriados prolongados: Tiradentes e do Trabalhador. O evento visa apresentar ao público consumidor os pratos criados pelos chefs dos 13 restaurantes participantes. Nesta quarta edição, serão homenageados os artesãos, valorizando os saberes locais e mostrando a variedade de produtos artesanais que a região oferece.