sexta-feira, abril 28, 2017

Paralisação deixa João Pessoa sem ônibus e trens.

Os ônibus de transporte público de João Pessoa e os trens que fazem o transporte na Região Metropolitana na capital paraibana estão parados no início da manhã desta sexta-feira (28) devido à paralisação dos motoristas e funcionários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de João Pessoa (CBTU). A paralisação desta sexta-feira foi convocada contra as mudanças nas regras da terceirização e as reformas trabalhistas e da Previdência. Além dos serviços de transportes parados, manifestantes fecharam pelo menos seis avenidas de João Pessoa ao longo da manhã desta sexta-feira, mas às 12h todas elas já tinahm sido liberadas, de acordo com informações da Superintedência de Mobilidade Urbana (Semob). Além disso, um outro ponto de intedição foi registrado no trecho de intercessão das BRs 101 e 230, próximo à saída de na direção de Natal e do interior. As pistas nas duas direções foram interditadas por manifestantes. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, as rodovias foram liberadas até as 10h.
------------------------------------------------------
Lojas do comércio são fechadas por manifestantes em Campina Grande... Com o dia da “Greve Geral”, várias manifestações acontecem em várias cidades do país, nesta sexta-feira (28). Na Paraíba, 55 cidades participam dos protestos. Em Campina Grande, manifestantes de vários sindicatos fecharam as lojas do comércio, no Centro da cidade. Segundo o Sindicato dos Comerciários, alguns funcionários alegaram que estavam em cárcere privado. Funcionários do Armazém Paraíba tiveram que ir para a laje da loja, com medo de que algo grave acontecesse. Pelo menos três estabelecimentos comerciais no Centro foram fechados pelos manifestantes nesta sexta-feira (28). A expectativa é de que cerca de quatro mil pessoas participem das mobilizações durante todo o dia, na Praça da Bandeira. Os manifestantes estão protestando desde às 3h30 com interdições nas garagens de ônibus, que não estão circulando. Sindicatos de trabalhadores rurais e de outros municípios também participam dos protestos. Para Sizenando Leal, integrante de um dos sindicatos, a manifestação é para mostrar que a classe trabalhadora está insatisfeita com as mudanças na reforma trabalhista. "Esse é principalmente um movimento de trabalhadores organizados que representa a revolta da população”, disse.
------------------------------------------------------
Bando invade agência dos Correios da Paraíba e destrói prédio com explosivos... Mais uma sede dos Correios e Telégrafos foi alvo da ação de criminosos na Paraíba. Na madrugada desta sexta-feira (28), cinco assaltantes invadiram a sede da estatal na cidade de Boa Vista, Agreste paraibano, e detonaram explosivos. Com o impacto da explosão, parte da estrutura do prédio desabou. Segundo a Polícia Militar, o bando teria fugido em dois carros após a ação criminosa. O caso foi registrado por volta das 2h30 e, até a publicação desta matéria, nenhum suspeito tinha sido preso. A PM não divulgou se os assaltantes conseguiram roubar algum dinheiro na agência. A Polícia Federal deve ser acionada para investigar a autoria do ataque.
-----------------------------------------------------
Dia Nacional de Greve está programado em 55 cidades da Paraíba... Dezenas de organizações sindicais, movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada vão aderir ao Dia Nacional de Greve Geral, nesta sexta-feira (28), em protesto ao pacote de reformas da Previdência e Trabalhista proposto pelo presidente Michel Temer. Na Paraíba, a maior concentração para a manifestação ocorre em João Pessoa, com ato público a partir das 14h, no Ponto de Cém Reis. Mas a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PB) confirma protestos em outros 54 cidades. Em Campina Grande, a concentração para o “Piquetão” tem início às 7h, na Praça da Bandeira, que será feito em diversas áreas: garagens, escolas, comércio, urbanitários, INSS, universidades, fábricas, bancos e etc. Às 10h, o grupo realiza um ato público no Praça da Bandeira. Já em Cajazeiras, o ato terá concentração a partir das 8h na Praça das Oiticicas (em frente à Câmara Municipal) e sairá em direção ao INSS. Também estão programadas manifestações em: Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Baía da Traição, Baraúna, Barra de Santana, Barra de Santa Rosa, Boqueirão, Caaporã, Cabaceiras, Capim, Casserengue, Cubati, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Damião, Duas Estradas, Fagundes, Frei Martinho, Gado Bravo, Guarabira, Itabaiana, Itapororoca, Jacaraú, Juarez Tavorá, Lagoa Seca, Livramento, Mamanguape, Marcação, Massaranduba, Mataraca, Matinhas, Montadas, Nova Floresta, Nova Palmeira, Olivedos, Pedra Lavada, Pedro Régis, Picuí, Pilões, Pocinhos, Puxinanã, Queimadas, Remígio, Rio Tinto, São João do Cariri, São Vicente, Serra Redonda, Solânea e Sossego.
------------------------------------------------------
Ex-policial e adolescente são assassinados a tiros em atentados na Paraíba... Dois homicídios aconteceram na Paraíba na noite desta quinta-feira (27). As vítimas foram um adolescente de 17 anos, morto em João Pessoa, e um ex-policial militar, assassinado na cidade de Itabaiana, no Agreste do estado, a 89 km da Capital. O caso registrado em João Pessoa ocorreu no bairro do Rangel, na Zona Oeste da cidade. A Polícia Militar não apurou como o atentado teria ocorrido. O menor foi socorrido com vida para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após ser atendido na unidade de saúde. Segundo a PM, ele sofreu oito disparos de arma de fogo. Em Itabaiana, o crime aconteceu no Centro da cidade, nas proximidades do local de uma feira livre. Também neste caso, a polícia não soube informar como teria ocorrido o assassinato e não tinha informações sobre possíveis desafetos do ex-policial. Até o fechamento desta matéria, guarnições faziam buscas por suspeitos. Ninguém foi detido e as motivações para os crimes não foram apuradas.