terça-feira, abril 18, 2017

Águas da Transposição estão a 3 Km do açude Epitácio Pessoa.

O trajeto que o rio Paraíba percorreu ontem foi menor do que o registrado no dia anterior. Até às 11h as águas da Transposição do Rio São Francisco avançaram apenas 1 quilômetro, quase 500 metros a menos do que no dia anterior. As águas começaram saindo de Monteiro percorrendo cerca de 12 quilômetros por dia, segundo o Ministério da Integração Nacional. Ao longo do caminho, o trajeto foi ficando mais lento e a água passou a percorrer 4 quilômetros por dia, mas desde a semana passada, o rio vem avançando bem mais devagar. Até a lâmina do açude de Boqueirão, no Mirador, faltam ainda cerca de 3 quilômetros. Ontem pela manhã a água estava no Sítio Estreito, no distrito Floresta, em Barra de São Miguel, mas ao fim da tarde a água já havia avançado para o Sítio Pasmado, zona rural de Boqueirão. De acordo com o engenheiro agrônomo Isnaldo Cândido,. “No monitoramento que fizemos das 11h de domingo até 11h de segunda-feira a água percorreu 1 quilômetro, faltando ainda 3 quilômetros até chegar ao espelho d’água do açude. A água está em um percurso ainda pequeno, pois o rio tem uma largura entre 80 e 100 metros, muitos poços no trajeto e vegetação às margens”, explicou. É tanto capim seco pelo leito do rio, que os próprios moradores improvisaram uma “limpeza” às margens do rio. Parte da vegetação foi queimada, na tentativa de acelerar o trajeto da água. Para o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), João Fernandes, as queimadas não ocasionam tanto impacto assim. “Havia muito capim no leito do rio, que é normal quando seca o rio ele continuar úmido. Para facilitar, porque a experiência do povo é impressionante, os moradores mesmos queimaram essa vegetação. Mas isso é pouco significativo. Isso é somente o povo tentando ajudar”, disse. Sobre o prazo para o encontro das águas do Rio Paraíba com a lâmina de Boqueirão, a Aesa informou que completou ontem o 37º dia de um cronograma estimado para 45 dias.
===
PSD reafirma candidatura própria ao governo nas eleições do próximo ano... O presidente estadual do PSD, deputado federal confirmou, nesta terça-feira (18), que depois do desempenho do partido nas eleições municipais e contando com nomes como o que o partido tem, o PSD deve ter candidatura própria ao governo do estado no próximo ano. O nome citado como pré-candidato ao governo é do atual prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, reeleito para o cargo no ano passado. Nas eleições municipais de 2016, o PSD acumulou a segunda maior votação para cargos majoritários na Paraíba e elegeu 27 prefeitos, 21 vices e 183 vereadores, permanecendo entre os partidos que mais elegeram filiados no estado. Gouveia destacou ainda que o PSD da Paraíba também defende a permanência da aliança selada em João Pessoa em 2016, quando PSD, PSDB, PMDB, PP, PRB e outros partidos estiveram unidos. A orientação da direção nacional do partido é lançar candidaturas ao governo onde for possível.
===
Concurso da Secretaria de Educação da PB oferece 249 vagas com inscrições gratuitas ... A Secretaria Estadual da Educação do estado da Paraíba (SEE – PB) está com inscrições abertas para Processo Seletivo que visa a contratação de 249 profissionais para atuarem junto as 14 Gerências Regionais de Educação (GRE’s) localizadas no municípios de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana, Pombal e Mamanguape. Com oportunidades são para Coordenador Regional (14) e Supervisor Educacional (235). Todos os profissionais exercerão a carga horária de 20h, porém não houve divulgação relativa a remuneração dos mesmos. Eles serão selecionados por meio de análise de documentos, análise de títulos e de resposta de questionário descritivo sobre experiência de atuação. As inscrições são gratuitas e acontecem entre os dias 17 e 20 de abril, elas devem ser realizadas das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30 em qualquer uma das Gerências Regionais de Educação distribuídas entre as 14 cidades já listadas aqui. Em nosso site está disponível para consulta o edital completo onde consta o endereço de cada uma das GRE’s.
===
Juíza pede vista e adia julgamento de Aije contra RC; Placar parcial é de 1 x 1... Teve início, na tarde desta segunda-feira (17), o julgamento da Aije que pede a cassação do governador Ricardo Coutinho (PSB) por suposto abuso de poder político com o uso eleitoral da PBPrev (Paraíba Previdência). O julgamento foi suspenso após dois votos: um contra a procedência da Aije, do relator Romero Marcelo, e um a favor da cassação de Ricardo, vindo do juiz Márcio Maranhão. O pedido de vista foi feito pela juíza Michelini Jatobá, que seria a terceira a votar. O julgamento será retomado no dia 4 de maio.