domingo, maio 07, 2017

Ferramenta interativa vai abrir à população consulta aos gastos públicos.

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) vai lançar na próxima semana os Painéis de Acompanhamento, uma ferramenta interativa para acompanhamento dos gastos públicos e arrecadação de receitas, no âmbito estadual e municipal. O acompanhamento poderá ser feito, inclusive, pelo celular smatphone. Será possível consultar, por exemplo, os gastos dos municípios com combustíveis, com merenda escolar, limpeza pública, contrato temporário, entre outros, e fazer comparações entre municípios e entre regiões. "Ele poderá combinar o gasto de um município com outros municípios do Sertão, com municípios de população semelhante, que tenham o mesmo íncice de Fundo de Participação dos Municípios", exemplificou André Carlo Torres. A ferramenta faz parte das medidas de ampliação da transparência desenvolvidas pelo TCE. "São painéis em que as pessoas poderão ter mais informações de forma transparente e eficaz", afirmou o presidente do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres. O lançamento está previsto para acontecer na próxima segunda-feira. A data ainda será confirmada pelo tribunal.
------------------------------------------------------
Quadrilha especializada em fraudes de concursos é presa em condomínio de luxo em João Pessoa... Pelo menos 12 pessoas foram presas na manhã deste domingo (07) suspeitas de integrar uma quadrilha especializada em fraudar concursos. A operação da Delegacia de Defraudações e Falsificações foi desencadeada em um condomínio de luxo no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, outras cinco pessoas também foram presas suspeitas de integrar a mesma rede de fraudes. Além das prisões, também foram apreendidos sete carros pertencentes aos suspeitos em João Pessoa. A quadrilha atuava em vários estados vendendo gabaritos de provas por até R$ 50 mil para cada cliente, de acordo com a investigação da polícia. Segundo informações do delegado de defraudações Lucas Sá, os candidatos conseguiam se comunicar com os suspeitos no momento da prova e passavam as questões do concurso. Um dos suspeitos preso era professor de matemática e responsável por resolver as questões. Com a resolução, o candidato recebia o gabarito pronto. A Polícia segue investigando o caso e procurando outros integrantes da quadrilha. “Prendemos essas 17 pessoas, mas continuamos em diligência para tentar localizar outros suspeitos. Daremos mais informações sobre essa operação em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (8)”, afirmou o delegado Lucas Sá. Tanto os suspeitos quanto o material apreendido foram encaminhados a Central de Polícia Civil, no bairro do Geisel. Os presos irão prestar depoimento e ficar à disposição da Justiça.
-----------------------------------------------------
Sites de quatro Câmaras Municipais paraibanas são alvos de hackers... Os sites de pelo menos quatro Câmaras Municipais paraibanas foram alvos de ataques de hackers durante a noite deste sábado (06) e a manhã deste domingo (07). O grupo de hackers identificado como “AngelzTeam” teria trocado a página ou o site por outra desenvolvida para passar alguma mensagem de que o sistema foi invadido. Nas páginas principais dos sites das Câmaras de Caturité, Cubati, Barra de Santana e Junco do Seridó, os hackers substituíram as páginas iniciais pela imagem de uma baleia azul. Há suspeita de que a ação possa estar relacionada ao Jogo da Baleia Azul, que tem sido difundido nas redes sociais e acomete principalmente adolescentes. Apesar dos ataques, as páginas já foram restabelecidas e os administradores conseguiram retomar o controle delas ainda durante a manhã deste domingo. A ação de hackers busca a vulnerabilidade dos sites ou até mesmo no próprio servidor para conseguir invadir o domínio, geralmente, como forma de protesto.
------------------------------------------------------
Doutora Lígia: a expectativa de ser candidata ao governo... A médica Lígia Feliciano, vice-governadora da Paraíba, filiada ao PDT, não disfarça a ansiedade diante da hipótese de vir a ser candidata ao Palácio da Redenção em 2018. A expectativa maior é vivida pelo marido, o deputado federal Damião Feliciano, que confessa a interlocutores ter confiança em que o governador Ricardo Coutinho retribuirá a lealdade do “clã” pedetista, agindo para retirar a doutora Lígia da ante-sala do poder e entronizá-la na sala oficial. A incógnita é provocada pelo silêncio do governador quanto a preferências ou compromissos para a sua sucessão no próximo ano. Ricardo examina um cenário de múltiplas opções.