domingo, maio 14, 2017

Filhas seguem exemplos das mães na Política da Paraíba.

Daniella Ribeiro se inspira na ex-prefeita de Pilar, Virgínia Veloso, e Olenka, em Wilma Maranhão. ...No universo político, são incontáveis os exemplos de pais que influenciaram os filhos a se tornarem agente públicos. Na Paraíba, há vários casos de mães que são referência para as filhas. Um exemplo é a deputada estadual Daniela Ribeiro (PP). Além do pai, o ex-prefeito, ex-deputado e atual vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, Daniella tem como inspiração política a sua mãe, Virgínia Veloso Ribeiro, que foi prefeita por dois mandatos do município de Pilar, na Zona da Mata paraibana. “Ela me inspira pela forma que se preocupa e cuida das pessoas, incansável para fazer uma boa política, independente de ter cargos ou não. Ela é uma mãe para nós e para quem chega perto dela”, sublinha a deputada. Se Daniella segue os passos da mãe, o mesmo ocorre com o seu filho, o vereador campinense Lucas Ribeiro (PP). “Que ele seja simplesmente quem ele é. Ter princípios e temor a Deus. Amor ao que faz, comprometimento com o que assume. Não interfiro em nada. Ele tem a personalidade dele. E isso é o que mais admiro. Trocamos ideias, ele me acrescenta e eu a ele. Mas sempre respeitando o ponto de vista se cada um”, explica Daniella. Por sua vez, Lucas revela que cresceu vendo e acompanhando seu avô Enivaldo nas suas campanhas. “Ele sempre foi o referencial de política na nossa família. Nunca pensei em ingressar na vida pública até que em 2004 minha mãe entrou na politica e começou a desempenhar um trabalho admirável e inspirador que vem fazendo ate hoje. Foi onde nasceu o meu desejo de participar e atuar na vida pública”, justifica Lucas Ribeiro. 

Wilma e Olenka
A atual secretária do Trabalho de João Pessoa, a ex-deputada Olenka Targino Maranhão (PMDB), se inspirou na mãe, Wilma Targino Maranhão, ex-prefeita de Araruna, no Curimataú paraibano. Ela acompanha a mãe desde a luta contra a ditadura militar. Em 1976, Wilma foi eleita prefeita de Araruna, partido de oposição ao governo militar. Ressalta que foram anos duros e muita luta pela democracia. “Ela sempre foi uma mulher muito forte, que sempre me deixou orgulhosa de ser filha dela”, diz Olenka. Wilma, que foi prefeita de Araruna de 2009 a 2016, também é referência para o filho, o deputado federal Benjamin Maranhão (SD). 

Camila e Léa.
Em Guarabira, no Brejo da Paraíba, não somente a figura paterna inspirou a carreira dos filhos, mas também a das mães. A deputada estadual Camila Toscano (PSDB), teve influência do pai, o prefeito Zenóbio Toscano, e de sua mãe, Léa Toscano, que foi a primeira mulher a ser eleita e reeleita prefeita de Guarabira. Ainda em Guarabira, outra mãe inspiradora foi Fátima Paulino (PMDB), que sucedeu Léa Toscano na prefeitura e governou a cidade por dois mandatos. Fátima e o marido, ex-governador Roberto Paulino, tiveram influência significativa na carreira do filho, o deputado estadual Raniery Paulino (PMDB). 

Matriarca no Cariri
A matriarca da família Almeida Andrade no Cariri é seguida pela filha a neta na política. Trata-se de Severina de Almeida Andrade, mais conhecida como Birina. Ela exerceu sete mandatos de vereadora entre Boqueirão e Barra de Santana, que emancipou-se de Boqueirão na década de 90. A filha de Birina é Ivonete Ludgério (PSD), atual presidente da Câmara Municipal de Campina Grande. Ela está no quarto mandato. . Além da filha, Birina também é seguida pelo filho, Manoel Andrade, que já foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Boqueirão, bem como vice e prefeito de Barra de Santana. Por sua vez, a atual prefeita de Barra de Santana, Cacilda Andrade, é nora de Birina. “ A nossa mãe é nossa guia, nossa inspiração maior e exemplo maior de mulher pública comprometida com o desenvolvimento econômico com Justiça social”, ressalta Ivonete.
-------------------------------------------------------

Trânsito de Campina mata mais que o de João Pessoa... Os dados são do Sistema de Informação sobre Mortalidade, da Secretaria de Estado da Saúde (SIM/SES). Vale lembrar que 2016 não foi um ano atípico. Numa série histórica dos últimos cinco anos, Campina mantém o posto de de campeã de mortes no trânsito, entre os municípios paraibanos. Os dados surpreendem porque João Pessoa tem 801.718 habitantes e Campina Grande somente um pouco mais da metade disso, 407.754 (IBGE). Enquanto a frota de Campina gira em torno de 150 mil veículos, a de João Pessoa é mais do que o dobro, com mais de 320 mil veículos (Detran). Motocicletas colocam Campina no topo O superintende de Transportes e Trânsito de Campina (STTP), Félix Araújo Neto, acredita que a causa maior de Campina figurar no topo do ranking entre os municípios em mortes de trânsito é a motocicleta. “O mototáxi é um fenômeno que João Pessoa não experimenta. Temos 1.000 mototaxistas legalizados e mais de 4.000 clandestinos. São aproximadamente 150.000 veículos na cidade, sendo aproximadamente 50.000 motos”, afirmou. 

 PRF confirma letalidade maior em CG
 A pedido do blog, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Eder Rommel Andrade, analisou o trânsito nas rodovias federais que cortam apenas as duas maiores cidades da Paraíba, sem considerar as cidades vizinhas nos dados estatísticos. Segundo Rommel, os pavimentos dos trechos das duas BRs que passam por Campina são muitos bons. “Assim sendo, não contribuem para acidentes. Um detalhe interessante é que a BR-230 registra um número bem maior de acidentes em JP do que em CG. 
No entanto, o grau de letalidade é, em números relativos, bem maior em CG”, confirmou. 

Velocidade: acidentes mais violentos
O inspetor também considerou que, com menos veículos na via (Campina tem frota menor que JP), corre-se mais. Daí, acidentes mais violentos, resultando em mortes. A PRF também considera o grande número de motocicletas e ciclomotores na região de CG como complicador para o aumento da letalidade dos acidentes em Campina Grande. blog Rubens Nobrega