quinta-feira, maio 04, 2017

Informação: Prefeitura Municipal de ITABAIANA

Prefeitura promove o Primeiro Encontro de Sanfonas e Fole de Oito Baixos A Prefeitura Municipal de Itabaiana, através da Secretaria Executiva de Cultura, em parceria com a UEPB - Universidade Estadual da Paraíba, promoveu nesta sexta-feira (05), uma etapa do Primeiro Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de oito Baixos da Paraíba. O Evento aconteceu tendo como objetivo principal de elevar uma das mais importantes atividades artísticas do Nordeste, responsável pela preservação e divulgação da cultura popular. Participaram do Evento o Prefeito Dr. Lúcio, o Secretário Executivo de Cultura, Herivelt Félix, a Secretária de Educação, Neide Silveira, o Chefe de Gabinete, Bruno Melo. Além da apresentação de sanfoneiros de diversos locais, inclusive Duda e Luis sanfoneiro, pratas da casa, e a vocalista Gitana Pimentel, que interpretou obras de Sivuca, filho de Itabaiana, o evento contou com presença de professores, escritores, ativistas culturas e público em geral. "É com muita emoção que hoje vejo esse show de talentos reverenciando a sanfona, instrumento que identifica o povo nordestino. Para nós itabaianenses é uma honra ter essa cultura que resgata e homenageia o maior ícone brasileiro da sanfona, que colocou Itabaiana no cenário internacional, o itabaianense Sivuca. A abertura das comemorações em homenagem ao aniversário de emancipação política do município, não poderia estar mais bem representada", declarou Dr. Lúcio. Além das apresentações, houve oficinas realizadas por Luizinho Calixto e entrega de troféus e certificados, proporcionando um maior pertencimento para aqueles que participaram da empreitada, além do conhecimento artístico da cidade. Para Herivelt Félix o evento foi gratificante e enriquecedor para a cultura local. "Em terra de Sivuca, sanfoneiro é rei", declarou.
---
Nesta sábado (06), no Colégio Nossa Senhora das Graças (antigo Colégio Técnico), às 20h, haverá apresentação da peça "O Acendedor de Versos" sobre o poeta Itabaianense Zé da Luz. Todos convidados! VEJA MAIS
---
Nesta sexta-feira (05), a PMI através da Secretaria Executiva de Cultura, inicia as atividades em comemoração ao aniversário de 126 anos de Emancipação Política do Município, onde haverá o "Primeiro Encontro de Sanfonas", com duas apresentações culturais: Somop (Casa Paroquial), às 9:30hrs, e Coreto às 15:00hrs. VEJA MAIS
---

Prefeito faz entrega de sementes aos agricultores... Na manhã desta quarta-feira (03), o Prefeito de Itabaiana Dr Lúcio Flávio, em parceria com o governo do estado e a EMATER, fez a entrega simbólica de sementes de feijão e milho aos agricultores do município. As sementes serão entregues primordialmente aos agricultores cadastrados no programa garantia-safra, logo após o benefício será estendido para todos agricultores de Itabaiana. Dr Lúcio após assinar o "termo simbólico", começou a fazer a entrega que irá beneficiar em torno de 800 agricultores, para ele foi uma grande satisfação aumentar a demanda de beneficiados. "Foi uma grande conquista, conseguimos aumentar o número de sementes para distribuição e, com isso, melhorar a vida dos agricultores", concluiu.
----
SEDHS participa do Curso de Capacitação Pestalozziano ... A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, participou ativamente do Curso de Capacitação Pestalozziano para a Rede de Atendimento a Criança e Adolescente, que aconteceu no final da última semana, no Auditório do Centro de Educação Profissional do Senac. O coordenador de seminários sobre Direitos Humanos e temas relacionados à infância e juventude, Luciano Betiate, quem ministrou a capacitação, na ocasião foram abordados temas como: O Ciclo de Aplicação de Medidas, Nova lei de Crimes Sexuais e o Conselho Tutelar, Deveres e Direitos no Estatuto da Criança e do Adolescente, Atribuições do Conselho Tutelar de A a Z, A excepcionalidade da medida de acolhimento institucional, O Conselho Tutelar e a fiscalização das entidades, Redação Jurídica para o Conselho Tutelar e CMDCA – Papéis e Desafios. Os conselheiros e profissionais que compõem o CREAS, CRAS e Conselho Tutelar que se fizeram presentes, se dizem satisfeitos em com as 24h de capacitação, uma experiência necessária, importante e de grande valor.
---
I Encontro Estadual para Conselheiros Tutelares da Paraíba ... A Prefeitura Municipal de ITABAIANA, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, participou do I Encontro Estadual para Conselheiros Tutelares da Paraíba, cujo tema foi o PPCCAM (Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte) em foco. O PPCAAM tem por princípio preservar a vida das crianças e dos adolescentes ameaçados de morte, com ênfase na proteção integral e na convivência familiar. É executado em 13 Estados, por meio de convênio entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Governos Estaduais e Organizações Não Governamentais. O encontro teve por objetivo o repasse de informações sobre o PPCAAM, especificamente em relação ao encaminhamento das demandas e o fluxo das proteções, bem como realizar assembleia para escolha dos representantes do Conselho Tutelar no Conselho Gestor (Congest). Segundo a secretária Aparecida Ramos, realizar um evento para discutir com conselheiros tutelares o PPCCAM, num momento político como o que está sendo vivido no país, é mais que construir uma política. “Constrói perspectivas de relações humanas mais dignas, fraternas e solidárias e o PPCAAM significa isso", declarou.
---
Prefeitura Realiza Primeiro Torneio Escolar no CAIC... A Prefeitura Municipal de Itabaiana, através da Secretaria de Educação, realizou o primeiro torneio escolar na Escola Sebastião Rodrigues de Melo (CAIC). Com o objetivo de proporcionar práticas desportivas educativas, para uma melhor compreensão do corpo, conhecimentos de seus limites, autodomínio e formação de caráter, além de oferecer um momento de diversão através do esporte aos alunos. O torneio foi realizado entre as escolas CAIC, Professor Mendonça e Meira de Vasconcelos, sendo quatro times masculino e dois femininos, e teve apoio da Diretoria de Juventude, Esporte e Lazer do município. Para a diretora do CAIC Socorro Melo, foi muito gratificante ver o esporte fazendo parte das atividades estudantis. "Através do esporte, o jovem tem uma ocupação saudável, aprende regras e limites, além de aprender a conviver em grupo, ao final de cada bimestre teremos mais iniciativas como estas", declarou.
---
Seja bem-vindo MAIO ... mês de aniversário de ITABAIANA 126 anos. 
---
Comemoramos hoje o Dia do Trabalhador. A todos os trabalhadores itabaianenses o nosso respeito e os nossos parabéns. VEJA MAIS
---
Mantendo o compromisso de pagar aos servidores dentro do mês trabalhado, a Prefeitura de Itabaiana informa que hoje (28), a partir do meio-dia, o salário do mês de abril estará disponível em conta. O respeito aos servidores é também o nosso compromisso!