terça-feira, dezembro 12, 2017

Hemocentro realiza coletas de sangue em Itabaiana e Juripiranga.

O Hemocentro da Paraíba realizará coletas externas nas cidades de Itabaiana e de Juripiranga, nesta terça (12) e quinta-feira (14), respectivamente. O objetivo é manter o volume estratégico de sangue durante o fim de ano, quando geralmente o estoque tende a oscilar.

Conforme a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Gomes, atualmente o estoque no banco de sangue está regular, porém no mês de dezembro, por conta das festas de fim de ano e a chegada do período das férias, as doações tendem a diminuir porque muitos doadores viajam. “A necessidade de sangue é constante. Uma bolsa de sangue tem validade de apenas 45 dias e é importante que a doação seja regular para mantermos o estoque”, pontua a diretora-geral.

Nesta terça-feira, a campanha “Itabaiana Solidária em Prol da Vida” será realizada na Escola Politécnica de Saúde Cristo Rei, localizada na Rua Cônego Tranquilino, 121, no bairro do Centro, das 8h às 15 h. Já na quinta-feira (14), a coleta externa será na cidade de Juripiranga. A ação será realizada no PSF1, que fica na rua Tiradentes, no Centro, também das 8h às 15h.

Para doar é necessário ter entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, sendo que doadores com idades de 16 e 17 anos são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal; além disso, o limite de idade para primeira doação é de 60 anos.

Entre outros critérios também constam estar em boas condições de saúde; pesar acima de 50 kg; apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial, podendo ser RG, carteira profissional, carteira de motorista, entre outros; ter repousado bem na noite antes da doação; estar alimentado, tendo ingerido refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação e evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

As mulheres podem realizar até três doações no período de um ano, respeitando o intervalo de 90 dias entre as doações; por sua vez os homens doam até quatro vezes no período de 12 meses, no intervalo mínimo de dois meses.