quinta-feira, maio 24, 2018

Greve dos caminhoneiros e falta de combustível afetam serviços na PB.


A falta de combustíveis provocada pela paralisação dos caminhoneiros começa a afetar outros serviços nesta quinta-feira (24). O serviço de transporte público continua operando com redução de 25% da frota de ônibus em João Pessoa. De acordo com a assessoria do Sindicato das Empresas de Transportes coletivos Urbanos (Sintur-JP), a previsão é que se continuar a falta de combustível na cidade, haverá uma nova redução para 50% de ônibus circulando na capital.

 Já o serviço de transporte público em Campina Grande está operando, nesta quinta-feira, com a redução de 40% da frota. A previsão é de redução de 50% para sexta-feira (25), caso não chegue combustível para garantir o reabastecimento dos veículos. O Superintendente da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande, Félix Araújo Neto, informou que se o reabastecimento não acontecer o serviço pode ficar comprometido durante o fim de semana. “Se o combustível não chegar até amanhã para o reabastecimento dos veículos pelas empresas, o funcionamento do serviço ficará inviável a partir do sábado. O serviço funciona de forma reduzida em precaução para não prejudicar os usuários do transporte público na cidade”, explicou.

 Já sobre os aeroportos, a direção da Infraero na Paraíba disse que não poderia se posicionar e a a superintendência nacional do órgão disse, em nota, que “está atuando para minimizar os problemas decorrentes da paralisação”. A Infraero disse ainda que não tinha como detalhar a situação de cada aeroporto. 

Serviços além do transporte são afetados
Outro serviço que foi afetado pela paralisação foi o Poder Judiciário. O presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba, João Benedito da Silva, suspendeu o expediente e os prazos processuais nesta quinta-feira nas comarcas de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo. Segundo o documento, a medida foi tomada por conta da dificuldade de locomoção não apenas de servidores, mas também de advogados e de partes envolvidas nos processos.

 A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decretou ponto facultativo até sexta-feira (25). Além disso, a institui adiou, por tempo indeterminado, a data da prova para a seleção de agente de portaria que estava marcada para o próximo domingo (27). De acordo com nota divulgada pela instituição, a decisão foi tomada devido à paralisação. E a prefeitura de Santa Rita informou, em nota oficial, que suspendeu os serviços de coleta de lixo e transporte escolar enquanto durar o movimento.

 A Empresa Paraibana de Abastecimento de Serviços Agrícolas (Empasa) começa a sentir o efeito da falta de abastecimento de mercadoria. De acordo com o diretor presidente da empresa, José Tavares Sobrinho, se a paralisação continuar, vai faltar produtos nas três unidades da Empasa, localizadas em João Pessoa, Campina Grande e Patos. JP