sábado, maio 26, 2018

Parabéns! ITABAIANA, 127 anos.

HOJE 26 de maio, o município de Itabaiana, situado no estado da Paraíba, completa 127 anos. Conhecida como a Rainha do Vale do Paraíba, Itabaiana é dona de um belo carnaval de rua, que abrilhanta a cidade há mais de trinta anos, além da famosa Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, que acontece todos os anos no mês de dezembro. Na área educacional a cidade sempre teve importante influência no aprendizado das cidades circunvizinhas, tendo sido inclusive onde o escritor José Lins do Rego estudou até se mudar para a capital do estado.

A cidade também é berço do poeta do som Severino Oliveira, nosso eterno Sivuca. Ele foi um multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor brasileiro. Suas composições e trabalhos incluem ritmos de choros, frevos, forrós, baião, música clássica, blues, jazz, entre muitos outros. O sucesso do mestre Sivuca ultrapassou as fronteiras do Brasil e sua arte passou por palcos em Nova Iorque, Los Angeles, Lisboa, Paris e muitos outros lugares do mundo, mas ele sempre levou consigo sua querida terra natal, Itabaiana.

Itabaiana é um município brasileiro localizado na microrregião de Itabaiana, estado da Paraíba. Sua população em 2016 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 24.519 habitantes, distribuídos em 219 km² de área.