segunda-feira, maio 30, 2011

Paraíba terá 657 novas vagas de vereador em 2012 – Itabaiana terá 11 vereadores nas próximas eleições.

A quatro meses do prazo limite para o aumento de vagas de vereador ser garantido, por meio de alteração da lei orgânica de cada município, as Câmaras paraibanas já começam a discutir o tema. Na Paraíba, a criação de 657 novas cadeiras nos parlamentos mirins está sendo questionada por alguns parlamentares, mas aprovada por outros. A modificação vai obrigar as Câmaras a fazerem uma redivisão do bolo da verba de gabinete, com fatias menores.

Para o vereador pessoense, Geraldo Amorim (PDT), não existe motivo para o aumento de vagas na Capital. Segundo ele, deveria se aumentar o número de médicos e professores no municípios e não mais vereadores. “Isso é um absurdo. A Câmara já não tem condições de comportar os 21 atuais parlamentares, imagine mais seis. Não se tem estrutura porque falta gabinetes e espaços físicos”, disse.

Amorim disse ainda que a Câmara Municipal de João Pessoa já está de posse da modificação da lei orgânica restando apenas ser levada para aprovação no plenário da Casa. “O presidente Durval ferreira me disse que ainda esta semana deveremos discutir isso”, garantiu.

A Câmara Municipal de João Pessoa conta hoje com um repasse mensal de cerca de R$ 2,8 milhões que serve para manutenção da casa, pagamento de salários dos vereadores e funcionários, verba de gabinetes entre outras coisas. Com o aumento, o valor que deve continuar sem alteração será dividido por 27 parlamentares e não mais 21.

Já em Campina Grande a Câmara deve ganhar mais sete vagas, passando de 15 para 23 vereadores. Lá, o vereador Tovar Correia Lima (PSDB) é contrário ao aumento. De acordo com ele, o município não necessita sequer de 16 vereadores. “Sou contra esse aumento porque campina não precisa de mais 7 vereadores. Campina precisa de uma melhor administração municipal”, frisou.

POLITICAPB


Clique aqui para ver as mudanças nos municípios paraibanos