quarta-feira, agosto 24, 2011

COFRE CHEIO? PREFEITO ZÉ FERREIRA DÁ A DICA: "BASTA NÃO ROUBAR"

Ex-garçom e dispondo apenas do ensino de 1º grau, o prefeito José Ferreira da Silva (PSDB) sempre se destacou por, já no terceiro mandato em São Domingos do Cariri, implementar uma administração de poucos recursos e muita criatividade. Não por acaso, já foi por duas vezes escolhido o melhor prefeito do Brasil, em municípios até 10 mil habitantes, pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Orgulhoso por manter em caixa em média R$ 1 milhão, após efetuar pagamento da folha e não ter deixado um só fornecedor na mão, Zé Ferreira tem uma receita básica para a conquista do equilíbrio financeiro-fiscal na gestão pública: "Se não roubar, é possível fazer muito pelo Município".

Garantindo que não existem mendigos em São Domingos do Cariri e que a cidade, hoje com a indústria de confecções bombando, assegura posto de trabalho para quem está desempregado, Zé Ferreira não fugiu de uma rápida entrevista ao Blog.

- Qual seu maior sonho como gestor?

É fazer com que a cidade fique cada vez menos dependente do poder público. Para isto, estamos desenvolvendo um forte programa de apoio à indústria de confecções, o que está permitindo que São Domingos do Cariri seja hoje um exemplo de como é possível a muitas famílias, sem sairem de casa, gerar uma boa fonte de renda, viver com dignidade e afastar os filhos das drogas.

- Qual a receita básica para se conquistar o equilíbrio financeiro no município?

Primeiro que tudo, basta não roubar, porque aí é possível fazer muito pela cidade. Outra coisa que acho importante: a prefeitura pode ajudar a gerar muitos empregos, mas isso não significa que tenha de ser na máquina administrativa. Em São Domingos, tradicionalmente, a gente faz questão de pagar um pouco acima do salário mínimo nacional e professor ganha melhor do que no Estado, mas isso só é possível porque a gente mantém uma austera contenção de gastos, que passa por manter uma folha enxuta, com o número de servidores só necessários.

- O senhor já foi vereador e agora é prefeito, pela terceira vez consecutiva de um município relativamente novo. Tem mais alguma aspiração política?

Não. Ser prefeito de São Domingos do Cariri, pra mim, é uma grande vitória em minha carreira pública. Foi nessa condição que nossa gestão foi escolhida, por duas vezes, a melhor do Brasil, entre as cidades até 10 mil habitantes, pelo Conselho Federal de Contabilidade. Não tenho a menor intenção de ser político carreirista, não.

Marcos Alfredo - Assunto Ping Pong