Advogado bem-sucedido pretende ajudar a cidade de Itabaiana a ter um grande desenvolvimento cultural e social. Casado, pai de três filhos tem um sonho de ajudar no desenvolvimento da cidade de Itabaiana ha reencontra seu trilho do progresso na cultura, saúde, sociedade e organizar a cidade como um todo. José Ramos da Silva diz que num futuro bem próximo ele vai dar sua contribuição com responsabilidade ao berço onde nasceu.
Nascido na zona rural do município, a vida nunca foi fácil para o itabaianense que, desde criança, ajudava a família na lavoura. Uma época difícil, cheia de dificuldades. Mesmo assim, o menino sempre pensou adiante e sabia que para ser alguém na vida, como diziam os mais velhos, precisava estudar.
Aos catorze anos, foi para a cidade com esse pensamento, onde concluiu o antigo ginásio. Esforçado nos estudos, o adolescente seguia, com muito sacrifício e dedicação, firme no seu propósito de se preparar intelectualmente. Já em João Pessoa, para onde foi em seguida, concluiu o que hoje corresponde ao ensino médio e na capital, aos 22 anos, foi aprovado para o curso de Direito na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Antes de concluir o curso em 1984, José Ramos foi aprovado em um concurso público da Justiça Federal da Paraíba dois anos antes, chegando a galgar posições elevadas no órgão, vindo a exercer o cargo máximo de Diretor da Vara.
Apesar de todo o sucesso profissional, José Ramos abriu mão da carreira na Justiça Federal e decidiu pedir demissão do cargo para, aos 40 anos de idade, mergulhar de corpo e alma numa outra paixão de sua vida: a advocacia.
Talentoso e dedicado, não durou muito tempo para ele sobressair-se na nova empreitada profissional. Os negócios logo se expandiram e ele tornou-se um grande empresário do ramo advocatício, com escritórios em João Pessoa, Recife, Maceió e Brasília, atuando, também, em mais de 14 estados brasileiros.
Como tudo o que empreende dá certo. Ele nunca disputou um cargo eletivo, mas sempre participou da vida político-social de Itabaiana, ajudando a amigos e pessoas que sempre procuram uma mão amiga. Conhecedor dos problemas locais, ele pretende, unicamente, ajudar a cidade, buscando melhorias dos seus conterrâneos por meio do desenvolvimento da saúde, educação, agricultura, cultura, social, turismo e infraestrutura.
O advogado tem um sonho colocar o município do Baixo Paraíba entre os mais importantes do estado no seu porte. Para o município histórico, que foi uma das principais frentes de batalha da Confederação do Equador, um Movimento Separatista e Republicano que pretendia segregar as províncias do chamado "Brasil do Norte" sob a liderança de Frei Caneca.
Jornalista / Carlos César Nitão