Arthur Araújo
Novo concurso
O Governador Ricardo Coutinho deverá anunciar, ainda este ano, um novo concurso para o Magistério. A data de publicação do edital ainda não está prevista, mas novas informações serão divulgadas em breve. Com a iniciativa, o socialista espera profissionalizar cada vez mais o serviço e garantir o melhor funcionamento do processo educativo. “Queremos ter um setor público muito mais pujante, com capacidade de resolver os problemas e demandas”.
De acordo com o edital do concurso em vigor, 1.040 vagas estavam disponíveis em 210 municípios para os que realizassem a prova. Apesar disso, 24 vagas não foram preenchidas pelo fato de 22 municípios não terem conseguido nenhuma aprovação. Para que estes cargos sejam ocupados será obedecida a ordem de classificação para a disciplina na mesma Gerência Regional de Educação.
Os aprovados que portavam sua documentação puderam tomar posse já na manhã de ontem, no local do evento, em um stand montado pelo Governo. Aqueles que não conseguiram cumprir a etapa poderão fazer isso no Centro Administrativo Estadual, no bairro de Jaguaribe, a partir da próxima segunda-feira, por um prazo de um mês.
Durante o pronunciamento na posse dos professores, ontem, o governador Ricardo Coutinho também procurou destacar alguns atos que tem garantido o avanço na Educação. Entre as medidas citadas estão a implementação do quarto salário para os professores e a disponibilização de computadores para a categoria, que teria uma estrutura melhor para desempenhar sua função.
De acordo com Coutinho, a garantia do 14º salário é uma forma de incentivo ao corpo discente do Estado. “A Paraíba paga 14º salário para que eles se esforçarem ainda mais na educação dos filhos do povo”, afirmou. Além disso, foram lembrados os cursos de informática e a entrega de computadores. “Distribuímos mais de três mil máquinas e vamos continuar fazendo até que todos os professores da rede de ensino estadual possam contar com um aparelho para aprimorar suas aulas”, garantiu.
As iniciativas serão, para o gestor, uma forma de garantir oportunidades aos estudantes da rede pública, que sejam revertidas em melhores condições no futuro. “Sabemos que não basta apenas ensinar, é preciso educar, e esse exercício da educação precisa de uma reciclagem permanente dos professores. É dessa forma que tenho a impressão que daqui a mais uma geração vamos ter estudantes que passaram pela rede pública em uma condição muito melhor que aquela que presenciei quando assumi o Estado”, previu.
Ricardo contou, ainda, que o processo de remanejamento escolar iniciado em janeiro foi totalmente concluído e alcançou o êxito esperado. “Ampliamos 36 mil vagas no ensino médio, 20% no Ensino Fundamental, passamos a dar condições civilizadas para que o Estudante tenha acesso à educação”, afirmou. Ainda lembrando as críticas que recebeu durante a execução da medida, Coutinho deixou um recado, afirmando ser preciso muita coragem para agir e resolver os gargalos históricos do setor da Educação.
Agenda
Hoje, o governador Ricardo Coutinho inaugura a restauração de 79,1 quilômetros da PB-177, conhecida como Rodovia do Minério, dentro do Programa Caminhos da Paraíba. Os municípios beneficiados são Nova Palmeira, São Vicente do Seridó, Picuí e Cuité.
MPs
Questionado sobre a derrota da Medida Provisória que fundia as pastas da Receita e Finanças para criação da Secretaria de Estado da Fazenda, na Assembleia Legislativa, Ricardo Coutinho preferiu mudar de assunto. De acordo com o governador, ele não pode fazer avaliações do trabalho legislativo e estaria preocupado unicamente com o que está em seu alcance para continuar conduzindo o Estado.
“Não avalio nada. Estou aqui para dar força a mais de mil professores que foram nomeados. Para mim isso é algo tão importante que não vou desviar do meu foco de atender a população”, declarou. Para o governador, as ações implantadas hoje serão responsáveis pela garantia de dias melhores para o Estado. “A Educação está melhorando e vai melhorar muito mais. O povo hoje tem condições de, efetivamente, ter um futuro muito melhor”, concluiu.
JCP 17/03/2012