sexta-feira, março 30, 2012

MP da Paraíba vai realizar capacitação para evitar mau uso de verbas sociais. O primeiro curso será realizado no dia 11 de abril, das 8h30 às 17h, em ITABAIANA.

Dados do TCU apontam verba da assistência social foi mal aplicada. Ministério Público da Paraíba vai capacitar gestores para evitar problema. 

O Ministério Público da Paraíba divulgou que vai promover cursos de capacitação para os integrantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS). De acordo com o órgão, o objetivo é garantir que o dinheiro público seja usado corretamente em ações sociais nas cidades paraibanas, pois segundo dados do Tribunal de Contas da União (TCU), 80% dos recursos federais destinados aos Fundos Municipais de Assistência Social não foram aplicados de modo correto em 2011. 

O primeiro curso será realizado no dia 11 de abril, das 8h30 às 17h, em Itabaiana, distante 80 quilômetros de João Pessoa. Segundo o Ministério Público, cerca de 150 conselheiros de 12 cidades devem participar da capacitação que será ministrada pelo TCU, Controladoria Geral da União e secretaria de Desenvolvimento Humano do estado. Segundo o promotor Valberto Lira, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Cidadão e Direitos Humanos, o objetivo do Ministério Público é conscientizar os conselheiros sobre suas responsabilidades e fornecer informações sobre os recursos federais repassados aos Fundos Municipais de Assistência Social para que haja uma melhor fiscalização da utilização do dinheiro público. 

“Vamos falar sobre o marco legal em relação aos conselhos, sobre as atribuições dos conselheiros, a LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), o SUAS (Sistema Único da Assistência Social) e sobre a Política Nacional de Assistência Social”, adiantou. Em todo o Estado, deverão ser realizadas 20 capacitações.

 Os municípios que participarão desta primeira capacitação são: Juripiranga, São José dos Ramos, Ingá, Juarez Távora, Mogeiro, Serra Redonda, Pedras de Fogo, São Miguel de Taipu, Itatuba, Caldas Brandão, Gurinhém e Itabaiana. 

G1 pb