A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do secretário Antônio da Guia (Carioca) realizaram nessa sexta feira na Maison Finesse a I Conferência Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com o objetivo de promover o debate sobre a produção e consumo sustentável, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda com a política de resíduos sólidos e educação ambiental, objetivando uma política municipal, estadual e nacional de resíduos sólidos e preservação do meio ambiente.
Fizeram-se presentes o Prefeito Constitucional Antônio Carlos Rodrigues de Melo Júnior, a Primeira Dama do Município Fabiana Vasconcelos de Melo, o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Antônio da Guia, secretários municipais, vereadores, representantes de associações comunitárias, rurais a exemplo de ITAMARE, representantes do Cooperar, da polícia militar, de igreja evangélica, sindicatos rurais, docentes, agentes de saúde, sociedade municipal e civil.
“Estamos fazendo história, o meio ambiente é vida, isso faz parte da sociedade organizada, precisamos de conscientização na saúde e educação integradas, as famílias tem que cuidar e valorizar a natureza para uma vivência melhor, preservando a que é futuro para nossos filhos e netos”, declarou Antônio Carlos que agradeceu a presença de todos e ainda ressaltou que o município está em segundo lugar no estado na política estadual de resíduos sólidos, independentes de palanques políticos em busca de parcerias estaduais e federais.
Já Antônio da Guia falou que: “Devemos começar a educação ambiental em nossas residências, separando os resíduos e educando através de escolas, agentes de saúde e cooperativas”. Ele ainda agradeceu o incentivo do poder municipal e das parcerias com o Cooperar, ressaltando o tema da Conferência que é contribuir para a Implantação da Política Municipal, Estadual e Nacional de Resíduos Sólidos.
Houve ainda a palestra de Fábio Oliveira representante do Cooperar que parabenizou o município ressaltando que ele está sendo pioneiro na conscientização de uma política voltada para a reciclagem, trazendo qualidade de vida e geração de renda. Falou ainda Carolina Medeiros técnica do Cooperar sobre a bandeira levantada dos catadores de resíduos sólidos. Já o engenheiro da SUDEMA Aécio Germano, falou da importância da triagem de resíduos seco e orgânico.
Após o debate sobre os eixos temáticos por meio do trabalho em equipe, foram eleitas várias propostas para serem defendidas na plenária nacional, através de um conselho escolhidos pelo público presente, onde propostas como adequação da lei orgânica do município, criação de fundos para implantação das políticas municipais, estaduais e federais de educação ambiental, capacitação e inovação tecnológica para catadores, geração de renda através de resíduos sólidos, locais estratégicos para captação de coleta seletiva, entre outras, tendo em vista uma sociedade mais justa e igualitária, e a inclusão social, foi encerrada a conferência. Prefeitura Municipal de Itabaiana.” Governo Para Todos”
Socorro Almeida/ASCOM