Levantamento inédito sobre aprendizado no
país mostra que Pombal apresentou índice
de 4,9, acima do estadual (4,1) e do país (4,5)... Já Itabaiana e Juripiranga estão entre as piores.
(VEJA: Ranking dos 50 melhores municípios da Paraíba) Jornal da Paraíba - sábado, 10 de outubro 2015.
(VEJA: Ranking dos 50 melhores municípios da Paraíba) Jornal da Paraíba - sábado, 10 de outubro 2015.
Acordar todos os dias às
5h30 para ir de casa, na zona rural
de Pombal, até a escola em
que estuda, que fica a 40 minutos
de distância, no Centro da
cidade, nunca foi desmotivador
para a estudante Ana Gabriela
Dias, 14 anos. Ela, que está matriculada
no 8ª ano do Ensino
Fundamental, tem boas notas
e orgulha a família. O desempenho
de Gabriela, em conjunto
com a participação dos pais e
a capacitação dos professores
colocou Pombal, Sertão, como
a melhor cidade da Paraíba em
condições de Ensino Básico.
O caso de Pombal não é isolado,
mesmo com dificuldades
de acesso à educação, como
distância das escolas e condi-
ções inferiores de infraestrutura,
as cidades do interior da Paraíba
são as que apresentam as
melhores possibilidades de ensino
para crianças e adolescentes.
Dentre as cinco mais bem
colocadas estão Dona Inês, Cajazeirinhas,
Picuí, São Domingos
e Boa Vista. A conclusão é
do Índice de Oportunidades da
Educação Brasileira (IOEB), dados
inéditos sobre aprendizado
no país. Pombal teve índice de
4,9, acima do estadual (4,1) e
nacional (4,5).
*
Abaixo Ranking dos 50 melhores municípios da Paraíba
PB: ABAIXO DO ÍNDICE NACIONAL:
Estado obteve 4,1, abaixo da média do país, que foi de 4,5, e ficando em 16º lugar. João Pessoa teve IOEB 4,0 e Campina Grande 3,9...
A secretária de Educação
de Pombal, Vanusa de Melo
Marinho Bandeira, atribuiu o
bom índice ao planejamento
da rede, que acontece perto dos
próprios alunos. “A cada ano o
município é destaque nessa área
e apresenta melhoria dos índices
de ensino e aprendizagem
dos alunos. O nosso diferencial
é que o que acontece em uma
escola, também acontece nas
demais, o município trabalha
de forma integrada e isso tem
elevado nossas médias”, frisou.
Ainda segundo a secretária,
a cada bimestre os professores
se reúnem por série e discutem
os conteúdos e desafios dos
alunos, procurando as melhores
soluções. A rede municipal
de Pombal tem 3.785 alunos e
29 escolas.
O IOEB leva em conta avaliações
como o Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica
(Ideb), a taxa de matrícula e a
formação dos professores. O
índice identifica quanto cada
cidade ou Estado contribui para
o sucesso educacional dos indivíduos
que lá vivem.
MÉDIA ESTADUAL
As maiores cidades do Estado,
como João Pessoa, com 4,0, e
Campina Grande, com 3,9, ficaram
em posições bem inferiores
no ranking do IOEB, 105 e 136,
respectivamente. Da mesma
forma, a Paraíba, de forma geral,
recebeu a média 4,1 e ficou
abaixo do índice nacional, de
4,5, ficando em 16º lugar no país.
Ainda sem analisar os dados,
a presidente da União Nacional
dos Dirigentes Municipais de
Educação (Undime), Seccional
Paraíba, Amarides do Carmo,
fez um alerta. “Nenhum indicador
apresenta a realidade
de forma verídica. Todos são
termômetros. Não podemos
comparar alunos de condições
favoráveis com outros e dar
uma média, tampouco as cidades.
Os dados não dizem muito,
são um termômetro que indica
condições desfavoráveis e onde
temos que agir, apenas”, disse.
Uma das autoras do estudo,
Fabiana de Felício, justifica que
o índice sintetiza a qualidade
da oferta de ensino como um
todo. “Ao reunir todas as redes e
etapas, estamos dizendo o que
aquela localidade oferece, de
fato. Há cidades, por exemplo,
que têm poucas escolas municipais
e, por isso, aparecem
bem na avaliação desse segmento.
Mas, quando as crianças
passam para a rede estadual, a
qualidade despenca. Da mesma
forma, há colégios particulares
que fazem turmas especiais ou
redes que excluem alunos em
função de repetências. Tudo
isso pode gerar interpretações
equivocadas quando a avaliação
é isolada”, defendeu.
A reportagem procurou a
Secretaria de Estado da Educação, mas não obteve resposta.
ESCOLAS PARTICULARES
O presidente do Sindicato
dos Estabelecimentos de Ensino
Privado da Paraíba (Sinepe-PB),
Odésio Medeiros, afirmou que
as escolas particulares sempre
apresentam os melhores resultados
nas avaliações, o que
não revela a situação do ensino
nesse segmento. “Como essa
amostragem é feita de forma geral,
não identifica a importância
do ensino privado, que sempre
apresenta bons resultados nas
avaliações”, destacou.
***
O IOEB - Índice de Oportunidades Educacionais Brasileiras é um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica - da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local - rede estadual, municipal e privada, bem como todos os moradores locais em idade escolar e não apenas os que estão efetivamente na escola.