O gasto total declarado com campanhas para impulsionamento de
conteúdo eleitoral na internet declarado à Justiça Eleitoral por
candidatos na Paraíba, entre os dias 16 e 30 de agosto, chegou a
montante de R$ 121,5 mil. Dos quatro candidatos, João Azevêdo (PSB), que
disputa ao cargo de governador da Paraíba, foi o que mais utilizou o
recurso, que é uma novidade para as Eleições 2018.
A campanha de
João Azevedo pagou um total de R$ 100 mil, no dia último dia 28 de
agosto a duas empresas, sendo R$ 70 mil para a empresa Payu Brasil
Intermediação de Negócios LTDA e R$ 30 mil para o Google Brasil Internet
LTDA.
Além do candidato ao governo, também declararam ter
impulsionado conteúdo na Internet o candidato à reeleição ao Senado,
Cássio Cunha Lima (PSDB), que pagou R$ 10 mil à empresa Ayden do Brasil
LTDA; e a candidata ao cargo de deputada estadual Cida Ramos (PSB), que
gastou o mesmo valor e empresa do tucano; bem como Anísio Maia (PT), que
tenta a reeleição para a Assembleia Legislativa, que gastou R$ 1,5 mil
com impulsionamento de postagem no Facebook.
Inovação
Está
é a primeira eleição em que é permitido efetuar o impulsionamento de
conteúdo na internet para fins eleitorais, desde que identificado de
forma inequívoca e contratado exclusivamente por partidos políticos,
coligações, candidatos e seus representantes, conforme determina a Lei
das Eleições. A norma veda, porém, a veiculação de qualquer tipo de
propaganda eleitoral paga na internet.
Além do impulsionamento de
conteúdo e controle de gastos, as alterações na propaganda eleitoral na
internet preveem a proibição do uso de perfis falsos e robôs,
responsabilização pela remoção de conteúdo e direito de resposta pelo
mesmo meio utilizado para divulgar o conteúdo ofensivo.
Cenário nacional
Segundo
dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo Brasil, o montante
gastos por candidatos em todo o Brasil chega a R$ 2,03 milhões. Desse
total, o que foi declarado pelo candidatos à presidente da República com
ações nas redes sociais foi de R$ 50 mil. Os candidatos aos governos
dos estados declararam gastos que somam R$ 650,2 mil.
Entre os que
disputam vagas para o Senado, os valores alcançaram R$ 330,6 mil. Os
candidatos que concorrem a vagas na Câmara Federal informaram a
destinação de R$ 597,9 mil para campanhas de impulsionamento na internet
e os candidatos às assembleias legislativas gastaram R$ 398,3 mil.
Entre os que disputam vagas na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o
gasto foi de R$ 4,9 mil. Já direções estaduais/distritais de partidos
informaram gastos de R$ 7 mil.