A campanha Outubro Rosa para alertar sobre o câncer de mama continua. Na Paraíba, alguns locais oferecem exames de mamografia para atender a população na rede pública de saúde. Este é um dos principais métodos de prevenção ao câncer de mama, indicado para mulheres acima de 40 anos, ou mais novas que possuem algum caso da doença na família.
Para atender a rede SUS, a Paraíba conta com 20 mamógrafos distribuídos em nove municípios. São eles: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Catolé do Rocha, Princesa Isabel, Cajazeiras, Patos, Monteiro, Cuité e Guarabira. No entanto, um equipamento, do município de Guarabira, encontra-se quebrado. Os dados são da Secretaria de Saúde do estado.
O câncer de mama foi a causa de morte de 210 mulheres paraibanas apenas este ano. Só em João Pessoa, 62 mortes foram registradas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
Acesso à mamografia
Na Capital, para ter acesso ao exame, a usuária deverá se dirigir à sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. No local, ela passará por avaliação do médico ou enfermeiro que, ao verificar a necessidade do exame, fará a requisição da mamografia.
Em posse do encaminhamento, as mulheres munícipes de João Pessoa podem optar entre fazer a marcação por meio da USF ou dirigir-se diretamente a um dos quatro serviços conveniados (CEDC, Fundação Napoleão Laureano, HULW e Hospital São Vicente de Paulo) para fazer o agendamento. Podem fazer a mamografia de rastreamento, as munícipes a partir dos 40 anos de idade.
No caso das moradoras de outros municípios, os exames devem ser agendados por meio das Secretarias de Saúde de onde residem.
Estimativa de casos
Na Paraíba, estima-se que 2019 terminará com 880 casos de câncer de mama. Desses, 240 ocorrerão na Capital e no que se refere ao câncer de colo, estima-se 370 novos casos para o estado e 80 novos casos para a Capital. A informação é da Secretaria de Saúde da Paraíba.
-