Em outubro de 1970 , após participar da Festa do Rosário em Pombal , que ocorreu nos dias 02 , 03 e 04 de outubro ( sexta , sábado e domingo ) ,
alugamos uma Casa na Rua Bento da Gama , na Torre , para " instalar " uma " República para Estudos " , visando o Vestibular de Medicina em Janeiro de 1971 .
Os Pombalenses , José Ronaldo Leite , Jamir Macena de Sousa , Francisco Santana e José Ademir Queiroga ( In Memorian ) , juntamente com o Pessoense Hélio Seabra ( In Memorian ) e Eu Itabaianense , éramos os membros fixos da República . Outros colegas de Turma , sempre nos visitavam nas horas de Estudos , e de Farra também .
Em República de Estudantes , tem horários para tudo , inclusive , farras .
Por ocasião das Festas Natalinas , os Pombalenses pegaram Trem , Ônibus ou Caronas até em Caminhão de Carvão e se mandaram para o Sertão .
O colega Hélio , resolveu ficar em casa com familiares . Eu fiquei encarregado de ficar na Casa , tomando conta da geladeira , fogão , livros , redes , ventiladores , e a Comida que havia na Casa .
Aproveitaria parte do tempo , para Revisar o que já tinha estudado , uma vez , que a primeira prova do Vestibular , seria no dia 07 de Janeiro de 1971 , um Domingo .
Havia rumores , de que um Cometa desconhecido e de Nome estranho , rasgaria o Céu , na Noite de Natal de 1970 , e que havia grande possibilidade de ser visto em alguns Estados Nordestinos .
Algumas pessoas mais religiosas , viam nessa história do Cometa , Sinais do Fim do Mundo . Estavam comparando o Cometa , com a Estrela de Belém , que guiou os Três Reis Magos até o Estábulo e Manjedoura , onde Cristo nasceu .
Viam indícios de que esse Cometa anunciava a volta de Jesus Cristo quase 2000 anos . O Mundo acabaria e haveria o Juízo Final provavelmente nessa Noite de Natal . Muita gente acreditou e ficou apreensiva com a possibilidade do Fim do Mundo . Não dei muita importância ao Boato e passei o dia revisando as Matérias do Vestibular e mais ou menos as 9 horas da Noite , resolvi dar uma Parada nos Estudos .
O Rádio Philips portátil de 5 faixas de onda de Padrinho Abelardo , estava Comigo . Aproveitei para escutar alguns Programas Musicais , com as Belíssimas Baladas Românticas dos anos 60 e início dos anos 70 .
Fiz uma " Varredura " nos produtos etílicos da Casa e encontrei Um litro e meio de Cachaça Boa de Areia . Na geladeira , encontrei Siriguela , Limão e Caju . inda encontrei na geladeira um pedaço de queijo que tinha vindo do Sertão prá Zé Ronaldo e seis Ribacães já temperadas (aves de arribação ) , não sei de quem !
Tudo conspirava para uma SOLITARIA E IMINENTE FARRA .
A vantagem de uma Farra Solitária , é porquê não tem Bêbados Inconvenientes Perturbando . Escuta-se a música predileta as vezes que desejar . Fica-se à planejar o Futuro . Várias reflexões sobre a vida são feitas . Enfim , você está com a Melhor das Companhias : VOCÊ MESMO ! Não pode haver polêmicas ou confusões .
Refleti com meus botões : - Estou sozinho nessa casa . Nenhum parente . Nenhum amigo .
Tenho que passar nesse primeiro vestibular , pois posso não ter nova chance .
Fiz uma Auto-Análise dos Conhecimentos adquiridos ao longo de todos esses anos de estudo . O 1° e 2° anos de Técnico Agrícola feito em Areia na Escola de Agronomia do Nordeste nos anos de 1968 e 1969 me preparou bem .
O 3° ano Científico feito no Liceu Paraibano ,que era referência no Ensino Médio na Paraíba , também fui muito bem . O segredo para passar no Vestibular , era ser Seguro , e não ficar nervoso . Os conhecimentos falariam mais alto .
EU ESTAVA PREPARADO !
Peguei uma pequena mesa , um tamborete , o Rádio de pilhas , a Cachaça , o queijo as frutas e as Ribacães ( aves de arribação ) bem assadinhas , um caderno e um lápis . Me instalei em um pequeno jardim em frente à casa .
Escutava uma música , tomava uma " lapada de cachaça " , chupava um caju ou uma Siriguela . Ora usava como tira-gosto um pedaço do queijo de Zé Ronaldo ,ora usava a Ribacã frita .
Acendia um cigarro Continental com Filtro . Foi não foi fazia algumas anotações sobre os mais variados assuntos . E assim , a noite foi avançando...
Lembrei que havia rumores sobre a passagem de um Cometa naquela noite . O céu estava nublado , apesar de ser verão e achei que provavelmente se acontecesse , o Fenômeno não seria visto .
Quando estamos bebendo sozinho , pensamos em um bocado de coisas . Não sei por qual motivo , me veio à mente , a lembrança de alguns Poemas de Augusto dos Anjos .
O Paraibano de Cruz do Espírito Santo , era um profundo conhecedor de Ciências . Entendia de Física , Química e Biologia como poucos . E mostrava esse conhecimento , em muitos de seus Poemas .
Não é , que eu em plena Noite de Natal de 1970 , resolvi Escrever um SONETO IMITANDO O ESTILO DE AUGUSTO DOS ANJOS ?
Coisa de bêbado mesmo ! Mas , não é que após meio litro da CACHAÇA BREJEIRA DE AREIA , SAIU ESSE SONETO ? E eu resolvi batiza-lo de ;
P O D E R O S O
- Presido impassível as Apoteoses
- Penetro sorrateiro no vazio da Matéria
- Alimento às necessidades da Miséria
- Concretizo as reações de Síntese
- Responsável sou pela simetria dos Cristais
- E também , pela relatividade das Medidas
- Cataliso o fechamento das Feridas
- Produzo a antropofaga fome nos Canibais
- Controlo os fenômenos do Universo
- Querendo torno Inverso
- O lugar que normalmente Estou
- Eu , produto que sou da potência pela Carga
- Tenho no Espaço , o corpo e no Tempo a Alma
- Pergunto finalmente : Quem Eu Sou ?
Autor : José Barbosa de Lucena
( Dr . Dedé )
Quando terminei esse SONETO , fiquei só olhando e recitando . Se passou algum omega , não vi ! Tomei a última dose , Recolhi as tralhas do jardim . Tomei um banho e fui dormir .
No dia de Natal , acordei com uma Ressaca Braba . Fui olhar minhas anotações . Fiz algumas correções no MEU SONETO e o guardei .
Público hoje , O SONETO ,com a história da sua Criação . Exatamente , 53 anos depois !
FELIZ NATAL MEUS AMIGOS !
JOSÉ BARBOSA DE LUCENA
( DR . DEDÉ )