Um levantamento do Ministério Público da Paraíba (MPPB) aponta que nove dos 223 municípios da Paraíba ainda descartam lixo sem tratamento a céu aberto, em lixões.
De acordo com o relatório divulgado pelo Centro de Apoio Operacional (CAO) do Meio Ambiente, quatro municípios (Monteiro, Serra Branca, Sumé e Zabelê) mantêm lixões ativos destinando a esses espaços todo o lixo produzido. Os gestores destes municípios já foram denunciados por crime ambiental. Ainda de acordo com o MPPB, os que estão mandando parte do lixo para aterros e parte para lixões, são: Araruna, Jacaraú, São Bento e Pilar. Já Cuité comunicou o fim do lixão, mas está pendente de vistoria.
Monitoramento é feito desde 2018
O projeto “Fim dos Lixões na Paraíba” é executado pelo Ministério Público da Paraíba, desde 2018. Naquele ano, 194 cidades tinham lixões a céu aberto.
“A nossa meta é zerar essa condição de cidade com lixão no Estado, por meio do diálogo, chamando os gestores para resolver de fato esse problema ambiental e social. O Ministério Público atua na responsabilização dos que insistem em manter lixões e, nesse sentido, dezenas de prefeitos já foram denunciados à Justiça”, explicou o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto.