O bloco Muriçocas do Miramar é um dos mais tradicionais de João Pessoa. Há 38 anos, o bloco sai às ruas na quarta-feira de fogo, sete dias antes da quarta-feira de cinzas.
Em 2024, as Muriçocas do Miramar desfilam no dia 7 de fevereiro, com Raí Saia Rodada, Chico César, Juzé, Fuba e atrações surpresas.
Saiba mais sobre a história do bloco que chega aos 38 anos em 2024. --- Como surgiu o bloco Muriçocas do Miramar ---
O músico Fuba, que é um dos fundadores do bloco Muriçocas do Miramar, contou como tudo começou, durante uma conversa dele com Bob, Roberto Zagre e Vitória, os outros fundadores em um domingo de 1987, na Feirinha de Tambaú, em João Pessoa.
Fuba relembra que a ideia era fazer um bloco antes da semana em que o Brasil comemora o Carnaval, porque, neste período, muitas pessoas da capital costumam viajar para Salvador, Recife, Rio de Janeiro ou para outras cidades.
O nome escolhido faz alusão ao inseto que é bastante presente no bairro do Miramar e faz um verdadeiro “zum zum zum” nos ouvidos das pessoas. Na mesma semana, os organizadores conseguiram um carro de som, cedido por um dono de um bar, com a condição de que o bloco sairia do Miramar e terminaria no estabelecimento que funcionava em Tambaú.
Fuba relembra que no ano seguinte veio o logotipo, o desenho da icônica muriçoca, desenhado por Clóvis Mendes. O organizador buscou patrocínio para confecção das camisas e, como não conseguiu, tirou dinheiro do próprio bolso e encomendou 500 camisetas.
“Corremos atrás de patrocinador, eu, Bob e Aliana, atrás de patrocínio, mas não tinha, ninguém ia patrocinar porque não existia carnaval, então eu resolvi fazer, do próprio bolso, 500 camisetas. E disse que quem fosse de camiseta ou fantasiado para o bloco, ganharia chope de graça. E aí deu muito certo, entendeu?”.