Em abril, doze pessoas foram presas por furtos de energia, na Paraíba. De acordo com a Energisa, a energia recuperada durante as inspeções (1.560.000 kWh), poderia abastecer cerca de mil casas por um ano.
Os desvios foram identificados pelo de um sistema de inteligência que monitora o consumo de energia e equipes em campo da Energisa e da Policia Civil. A energia foi desviada por meio de ligações clandestinas e adulteração em medidores, causando prejuízo ao bolso de todos os clientes que pagam a conta em dia.
Em 2024, foram feitas mais de mais de 40 mil inspeções, onde foram encontradas aproximadamente 7 mil irregularidades por meio de análises de histórico de consumo e denúncias.
O furto ou fraude de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população, impactando o fornecimento de energia para os clientes regulares. Este ano foram efetuadas cerca de 40 prisões. ---Como denunciar --- A Energisa fiscaliza com frequência a rede elétrica para constatar irregularidades, mas as denúncias também são fundamentais para combater os atos criminosos. Ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone 0800 083 0196 ou pelo whats app www.gisa.energisa.com.br e ainda pelo aplicativo Energisa On. A denúncia é anônima.