O inverno começa na Paraíba nesta quinta-feira (20), a partir das 17h51, e segue até o dia 22 de setembro. De acordo com a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), as temperaturas devem ficar mais amenas e as chuvas, mais frequentes no estado.
Neste período, o principal sistema meteorológico gerador de chuvas é chamado de Distúrbios Ondulatórios de Leste, que são nuvens que se formam no Oceano Atlântico e se deslocam em direção à costa leste do Nordeste do Brasil, principalmente sobre as regiões do Agreste, Brejo e Litoral.
Esse gerador de chuvas também atua com o transporte de umidade oriunda do oceano Atlântico em direção à costa leste do Nordeste, trazida pelos ventos alísios de sudeste. E esses ventos, em baixos níveis da atmosfera, sopram com mais intensidade nesta época do ano. --- Chuvas ---
A meteorologista volta a lembrar que as chuvas que ocorrem nesta época do ano coincidem com o outono e inverno, mas não são causadas por essa estação.
Nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral, o quadrimestre mais chuvoso, de abril a julho, coincide com as estações do ano outono e inverno. Em torno de 40% do total de chuvas do ano caem no inverno.
Já nas regiões do Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão, a estação do inverno apresenta reduzidos totais pluviométricos. ---Temperaturas---
No inverno, as temperaturas são climatologicamente mais amenas, mas, ainda assim, dentro da média.
As temperaturas atingem valores mínimos, registradas durante a madrugada de 17ºC, principalmente sobre o Brejo e Cariri, e a máxima, temperaturas registradas durante o período da tarde, em torno de 31ºC no Sertão e Alto Sertão.