terça-feira, novembro 12, 2024

BRASIL


Levantamento do #Poder360 mostra que, em 2024, os #deputados federais tiveram de trabalhar em só 67 dias dos 315 completos até esta 2ª feira (11.nov.2024). Daria uma média de 1,5 dia por semana do ano. O jornal digital considerou apenas os dias em que todos os 513 #congressistas da Casa tiveram sessões deliberativas (com votações), em que são obrigados a participar, sob risco de terem descontos em seus #salários. Não leva em conta as sessões com homenagens, em que não são obrigados a ir, ou dias só com comissões, quando só os integrantes comparecem. Há também o fato que as reuniões foram virtuais ou semipresenciais em todos os 67 dias com sessões deliberativas. Isso significa que os deputados não precisaram estar presencialmente no #Congresso, em #Brasília, para votar ou discursar. Puderam fazer isso por meio de um aplicativo em seus celulares.


************************
“Historicamente, a palavra ‘justiça’ sempre teve um significado forte, tanto quanto foi empregada em forma de protesto diante de situações injustas. E também para lembrar a sociedade de que, em tese, temos profissionais que escolheram, como missão de vida, zelar pelo bem-estar dos cidadãos e garantir o cumprimento da lei. Nas academias de direito, boa parte dos estudantes costuma dizer que ‘quer fazer a diferença’ no mundo. Porém, o que acontece com o significado dessa palavra quando esses mesmos profissionais da justiça passam a quebrar o conjunto de regras que juraram proteger?”.
***************************
O rombo nas contas públicas no governo Lula pode ser avaliado pelos dados das despesas e arrecadação do governo entre janeiro e setembro. Nesse período, as despesas federais, excluindo os pagamentos de juros, aumentaram R$ 101,4 bilhões. Já a receita líquida cresceu R$ 94,2 bilhões nesse mesmo intervalo. Os dados do Tesouro Nacional, compilados pelo Poder360, mostram que apesar do crescimento na arrecadação, os gastos superaram os ganhos, resultando em um déficit primário significativo.