terça-feira, novembro 12, 2024

Encontro ‘Novos Gestores Paraíba 2025-2028’ reúne prefeitos para capacitação em João Pessoa.


A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) deu início ao encontro “Novos Gestores Paraíba 2025-2028” na manhã desta segunda-feira (11), em João Pessoa. A cerimônia de abertura reuniu os prefeitos eleitos em 7 de outubro, em uma imersão focada nas principais questões administrativas e legais que enfrentarão a partir de 2025, promovendo um espaço de aprendizado e troca de experiências. O evento acontece no Hotel Manaira, em João Pessoa, e se estende até a terça-feira (12). 

O encontro conta com a participação de lideranças políticas e autoridades, incluindo o presidente da Famup, George Coelho; o governador do estado em exercício, Lucas Ribeiro; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino; e representantes de órgãos estaduais e federais, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), a Caixa Econômica Federal, o Ministério Público e a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Também estiveram presentes na abertura os deputado federal Murilo Galdino, os deputados estaduais Camila Toscano, Taciano Diniz e Leonice Lopes, e o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho. 

Modelo – George Coelho, presidente da Famup, deu as boas-vindas aos participantes e destacou o sucesso do evento como modelo para outros estados. “Este é um momento importante para atualizar as administrações e garantir ações que beneficiem diretamente a população”, afirmou. 

O governador Lucas Ribeiro reiterou o apoio do governo estadual às novas gestões, reforçando a importância da colaboração para o crescimento do estado. “Estamos crescendo e queremos contar com cada novo gestor para fortalecer esse movimento”, pontou. 

Já Adriano Galdino, presidente da ALPB, ressaltou o papel da Assembleia como parceira das gestões municipais, especialmente nas emendas parlamentares que auxiliam na sustentabilidade fiscal e no equilíbrio financeiro dos municípios, pilares para políticas públicas eficientes. 

Edimar Santos, secretário-geral da CNM, colocou a entidade à disposição para apoiar prefeitos na busca por soluções e parcerias, enquanto o deputado federal Murilo Galdino reforçou o compromisso da bancada federal em auxiliar os novos gestores no acesso a recursos e na elaboração de emendas. 

Reconhecimento e homenagens – Durante a abertura, George Coelho foi homenageado pela Ordem dos Pregoeiros da Paraíba com uma comenda pelo trabalho em prol do municipalismo. 

O encontro segue até esta terça-feira, com palestras diversas sobre gestão pública, contando com secretarias dos governo estadual e federal, órgãos de Controle e instituições bancárias, a exemplo do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Empresas parceiras da Famup estão também com estandes no local, promovendo uma feira de serviços e possibilidades de soluções pra a gestão pública. 

Apoios e patrocinadores – Realizado pela Famup e Espacial Eventos, o evento conta com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, da ALPB, da CNM e do TCE-PB. Entre os patrocinadores estão o Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, empresas de consultoria e tecnologia, e organizações de educação e saúde.


***********************************************


Mostrando compromisso com o municipalismo, Murilo Galdino atualiza prefeitos sobre emendas parlamentares e pautas municipalistas.

O deputado federal e coordenador da bancada paraibana no Congresso Nacional, Murilo Galdino, mostrando compromisso com o municipalismo, comandou nesta segunda-feira (11) um debate com os novos prefeitos e prefeitas eleitos na Paraíba, durante o encontro ‘Novos Gestores Paraíba 2025-2028’. 

Na pauta, os recursos provenientes das emendas parlamentares e as pautas de interesse dos municípios em tramitação na Câmara no Senado, como a questão da desoneração da folha. 

Sobre as emendas parlamentares, o deputado revelou que as indicações ainda estão incertas. Segundo ele, as emendas devem ser informadas esse ano de forma genérica, com os deputados indicando apenas a porcentagem para as mais diversas áreas, e os municípios só serão incluídos no começo do ano que vem. “Então, para deixar todos tranqüilos, não é necessário essa correria de ter que acertar com os deputados federais os valores esse ano ainda, porque esse momento lá em Brasília é de incertezas. Estão as coisas ainda estão sendo definidas e temos tempo para as indicações”, frisou Murilo Galdino. 

O coordenador da bancada federal ainda tratou sobre a questão da reoneração da folha que deve acontecer a partir de 2025. “A desoneração da folha foi uma medida excepcional com questão da pandemia, e quando foi falado em reonerar a folha, vários setores da economia brasileira, cada usando seu lobby, sua amizade, tentou segurar para não haver essa reoneração, inclusive os municípios e a pauta municipalista. Mas essa situação é uma realidade, pois a reoneração começará lentamente. Isso tudo ainda vai ser regulamentado, não está decidido em lei por qual setores e por onde vai começar esse processo”, afirmou. 

Outro tema abordado pelo deputado Murilo Galdino foi relacionado a PEC 66/2023, uma Proposta de Emenda à Constituição que trata de dívidas previdenciárias e precatórios de municípios. A proposta foi aprovada no Senado e está tramitando na Câmara dos Deputados. “Esse é outro tema importante e que estamos acompanhando de perto na Câmara. Tenham certeza que faremos o melhor pelos municípios”, frisou. 

Encontro – O ‘Novos Gestores Paraíba 2025-2028’ é realizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e pela Espacial Eventos e o objetivo é proporcionar uma imersão nas principais questões administrativas e legais que os novos gestores enfrentarão, sendo um espaço de debate, aprendizado e troca de experiências.