quinta-feira, novembro 21, 2024

NOTÍCIAS PB - click ver mais

Conselheiro Tutelar é afastado suspeito de estuprar adolescente --- A justiça paraibana afastou temporariamente um Conselheiro Tutelar de Mulungu investigado por abusar sexualmente de uma adolescente. a decisão do Juízo da Vara Única da Comarca de Alagoinha também determinou a nomeação e posse provisória do primeiro suplente do cargo. O afastamento foi determinado deve durar até o julgamento final de uma ação proposta pelo Ministério Público da Paraíba. A ação requer que o investigado seja destituído da função por inidoneidade moral para o exercício do cargo. De acordo com o MP, o estupro contra uma adolescente de 13 anos teria ocorrido no dia 1º de novembro, no interior de uma van de transporte escolar, no município de Gurinhém. O caso está sob sigilo.


=========================================
Paraibano Tercio Arnaud está entre os indiciados com Bolsonaro por tentativa de golpe --- O paraibano Tércio Arnaud Chaves foi um dos 37 indiciados pela Polícia Federal por participar de tentativa de golpe do estado no final do governo Bolsonaro. O objetivo era impedir a posse do presidente Lula (PT). Bolsonaro e seus ex-aliados são suspeitos dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Veja as penas previstas: Golpe de Estado: 4 a 12 anos de prisão; Abolição violenta do Estado democrático de Direito: 4 a 8 anos de prisão; Integrar organização criminosa: 3 a 8 anos de prisão. A conclusão do inquérito aponta uma organização criminosa que atuou de forma coordenada na tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder após ele ter perdido a eleição, em 2022. A investigação começou no ano passado e foi concluída dois dias após a PF prender 4 militares e um policial federal que tentaram matar Lula, Alckmin e Moraes. O relatório final do inquérito, que tem mais de 800 páginas, foi concluído no início da tarde e vai ser entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF). Caberá à Procuradoria-geral da República (PGR) denunciar ou não os indiciados ao Supremo. Caso a Corte aceite a denúncia, eles se tornam réus e serão julgados. 

Quem é Tércio Arnaud

Tércio é de Campina Grande e foi descoberto por Carlos Bolsonaro entre 2013 e 2014 por sua atuação na internet com memes contra o governo Dilma e elogios a Bolsonaro. Ele é apontado como um dos integrantes do chamado “Gabinete do Ódio”. Com a vitória de Bolsonaro na eleição de 2018, ele também foi um dos primeiros a ser nomeados como assessor especial da Presidência com um salário de quase R$ 14 mil, mesmo sem experiência prévia em política. Tércio se desincompatibilizou do cargo de assessor de Bolsonaro para poder disputar as eleições na Paraíba como suplente de senador de Bruno Roberto (PL), em 2022. O vencedor foi Efraim Filho (UB). Logo após perder a eleição, Tércio foi renomeado para o cargo de assessor, ainda em outubro de 2022.