quarta-feira, janeiro 15, 2025

PB está sob alerta de chuvas intensas.

Na tarde desta terça-feira (14), a cidade de Sousa foi fortemente impactada pelas chuvas que derrubou um dos muros do hospital regional da cidade. As precipitações na cidade chegaram a acumular 88 milímetros de água só uma tarde, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). A unidade hospitalar afirmou, em nota, que registrou um "pequeno alagamento" em algumas áreas, mas que a situação foi controlada sem causar interrupção nos serviços. O hospital informou que segue funcionando normalmente, com a estrutura preservada. 

 Toda a Paraíba está sob alerta para chuvas intensas até a manhã de quarta-feira (15), com a previsão de fortes precipitações em diversas regiões do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de chuvas intensas com grau de severidade variando de perigo potencial a perigo, afetando todas as cidades do estado. Além de Sousa, a cidade de Uiraúna também foi atingida por chuvas fortes, que começaram por volta das 17h, com previsão de mais precipitações ao longo da noite. Em João Pessoa, a Defesa Civil está em alerta, monitorando áreas de risco, como os rios que cortam a cidade e os pontos de alagamento. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, a previsão é de chuvas, embora em menor intensidade, com possibilidade de enxurradas e acúmulo de água em algumas áreas. Ele reforçou que, diante de qualquer sinal de anormalidade, a população deve abandonar imediatamente o local. Alertas de Chuvas Intensas na Paraíba O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para diversas cidades da Paraíba. Os avisos têm graus diferentes de severidade e são válidos até a manhã de quarta-feira (15). 

O primeiro alerta, de nível amarelo, indica perigo potencial de chuvas intensas. Nos municípios sob esse aviso, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhada de ventos de 40 a 60 quilômetros por hora. Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Já o segundo alerta, de nível laranja, com grau de severidade maior, indica perigo. Nas áreas sob esse aviso, a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos de 60 a 100 quilômetros por hora. Nesse caso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

Alerta amarelo: 

 Evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Alerta laranja: Não se abrigue debaixo de árvores e evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Desligue aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia. Em casos de emergência, mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.