A região entre a Praça João Pessoa e a Praça Venâncio Neiva, no Centro, ajuda a escrever capítulos importantes sobre a história da cidade que completa 440 anos nesta terça-feira (5). O local abriga prédios e monumentos históricos, como o edifício do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), onde está enterrado um ex-presidente da República do Brasil, e o Pavilhão do Chá. O segundo episódio da série “A João Pessoa que as ruas contam” faz um percurso pela área.
O ponto de partida é a Praça João Pessoa, também chamada de Praça dos Três Poderes. De um lado está a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), do outro lado está a sede do Tribunal de Justiça e ao fundo o Palácio da Redenção, que por muito tempo foi sede do Governo do Estado. A praça ainda foi chamada de Comendador Felizardo, e após a morte de João Pessoa recebeu o seu nome. Até hoje, pela simbologia que o local carrega, a Praça dos Três Poderes é um dos principais locais de João Pessoa escolhidos para manifestações e outros eventos políticos, como destaca a historiadora.
“É muito natural que ao longo dos anos esse espaço dessa praça tenha sido ocupado para vários tipos de manifestação, né? Até hoje, volta e meia, a gente passa por aqui, tem algum tipo de manifestação, reivindicação sindical. Então, é um espaço extremamente importante para o convívio da nossa cidade”.
