sábado, junho 12, 2010

Beth Torres: Duas Paraíbas: a real e a de Maranhão

Certamente você já deve ter ouvido a célebre frase: "De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade". Ela é de Paul Joseph Goebbels, que foi o ministro do Povo e da Propaganda de Adolf Hitler na Alemanha Nazista. Apesar de um pouco antiga, ela se encaixa perfeitamente ao momento vivido pela Paraíba. Joseph exerceu severo controle sobre as instituições educacionais e os meios de comunicação, ou seja, ninguém podia pensar ou discordar.

Esta semana percebi que essa frase se encaixa perfeitamente ao momento que a Paraíba vive, pois o Governo do Estado repete aos quatro cantos que fez, faz e está fazendo várias obras. O problema é que os anúncios ocorrem antes que as obras saiam do papel. Até montagens com operários fingindo trabalhar para mostrar que obras estão sendo executadas, como foi o caso da ponte do Boi Morte, são utilizadas. O objetivo é um só: iludir a população e acarear o maior número possível de votos nas eleições deste ano.

Para mim basta! Eu como cidadã não quero e não admito ser enganada. Sei da importância das obras anunciadas pelo governador José Maranhão e acredito que elas trarão vários benefícios à população, caso realmente saiam do papel. Agora o Governo do Estado não pode disseminar mentiras mostrando fotos de obras concluídas que nem sequer chegaram a ser iniciadas.

Outro fato que me deixa extremamente irritada são os prazos fantasiosos dados pelos auxiliares de José Maranhão. É correto anunciar a obra, falar do seu andamento para prestar conta a população, agora mentir em relação ao prazo de entrega é brincar com a inteligência do povo.

Não agüento mais ver pessoas que venderam a consciência e opinião pregando que o Estado está as mil maravilhas, enquanto os paraibanos sofrem com fome, falta de saneamento básico, água, emprego, segurança, enfim, de condições dignas de vida.

Não quero ver a bela propaganda do Governo sobre coisas que não existem. Tenho o direito de não me iludir com as maravilhas que só existem no papel, em montagens muito bem feitas e com textos bem escritos, mentiras que são financiadas com o meu dinheiro também. Eu quero ver as obras na prática, quero ver que realmente elas interferiram na qualidade de vida da população.

Sou paraibana de coração. Essa foi a terra que escolhi para viver, por isso, quero o melhor para este Estado e me revolto com esse tipo de postura. Não é necessário fazer tanta propaganda, pois as obras, se concluídas, já dizem tudo por si. Aos colegas jornalista peço coragem para que cumpram o seu papel de prestador de serviço à população, temos que levar verdade, denunciar desmando e não contribuir para disseminar mentiras.

Desculpe o desabafo, mas isso é o que estou sentindo neste momento. A Paraíba que conheço não é tão perfeita, tão rica, com tanta igualdade e qualidade de vida como a da propaganda e por mais dura que seja a realidade eu prefiro vivenciá-la, pois tenho mais oportunidades de tentar combater o que está errado.