A proposta denominada “óculos social” foi enviada ao ministério da saúde pela Associação Brasileira da indústria ótica, segundo especialistas da visão, a medida é necessária, porque óculos melhora o rendimento escolar.
Dados da agencia nacional de saúde suplementar mostram que o Sistema único de Saúde faz 8 milhões de exames oftalmológicos por ano, resultado, a fila de espera é grande e muitas pessoas desistem de esperar.
Notas vermelhas, bagunça em sala de aula, dificuldade nas tarefas e até em se relacionar com as outras crianças são problemas mais comuns do que se possa imaginar. Isso porque, segundo o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) a falta de óculos está entre as maiores causas de deficiência visual e cegueira infantil no Brasil. Atinge aproximadamente 240 mil casos no país.
E um estudo realizado no ano de 2007, segundo professores, após o uso do óculo em 50% das crianças apresentaram melhora no rendimento escolar, 51,1% conseguem desenvolver atividades que antes não conseguiam 57% concentram-se mais, 49% finalizam tarefas que antes não terminavam e 36,2% estão menos agitadas.
Para os pais 88% têm maior interesse pelos estudos e concentram-se mais nas tarefas. Crianças que sentiam dor de cabeça pararam de se queixar, 68% não se incomodam em usar óculos e 91% conseguem realizar tarefas que antes não conseguiam.
Confira os principais sinais de problemas oculares em crianças
Olhos irritados e lacrimejando
Dor de cabeça com freqüência
Tonturas
Dificuldades de enxergar de perto, dificuldades de enxergar de longe
Visão distorcida
Marina Sousa
Radialista e estudante de jornalismo