Única ferramenta que possibilita ao cidadão o acompanhamento das contas do governo Estadual e das prefeituras e câmaras municipais através da internet, o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) não disponibiliza ainda dados referentes aos meses de janeiro e fevereiro deste ano.
No caso das contas dos órgãos estaduais, a última atualização de contas foi realizada em novembro do ano passado, dificultando o acompanhamento dos investimentos e gastos realizados no último trimestre. O Sagres é disponibilizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), na página do órgão na internet (www.tce.pb.gov.br).
Questionado sobre o que teria ocasionado o atraso na publicação das contas, o presidente do TCE, conselheiro Fernando Catão, informou que precisaria averiguar o que estava acontecendo, pois, segundo ele, no sistema interno do TCE todas as informações estavam atualizadas.
Algumas horas depois, o conselheiro informou através de sua assessoria de imprensa que os dados de 2011 ainda não estão disponíveis por causa de problemas técnicos e garantiu que o sistema será normalizado o mais rápido possível.
Segundo a assessoria de imprensa do TCE, as informações disponibilizadas pelo Sagres devem ser repassadas para o Tribunal pelos próprios gestores mês a mês. Quando há algum atraso na emissão dos relatórios, o gestor pode ser penalizado com multa e ter as contas bancárias do órgão bloqueadas.