Efigênio Moura
(contato@efigeniomoura.com.br)
Soube por telefone e vi algumas imagens dos rios que se formaram em Itabaiana durante a chuva da ultima terça, dia de feira.
Aqui mesmo, no Blog, vi fotos e um vídeo que mostrava não o desespero da população, mas a situação de comodismo de quem estava sendo outra vez maltratado pelo poder publico.
É certo que a chuva não caiu forte, mas foi constante. O suficiente para que um açude de pequeno porte transbordasse e rompesse em algumas partes, fazendo assim com que suas aguas se juntassem a incompetência da Secretaria de Infra Estrutura e através de canais e riachos sujos e mal drenados invadisse as ruas, tomasse as casas, os utensílios, móveis e dignidade de um povo que só faz levar lapada no lombo.
É claro que a população tem sua culpa. Um governo mal educado incita seus comandados a serem iguais e aí, tome lixo nas ruas, tome sacolas em riachos e canais e depois, a natureza vomita de forma avassaladora tudo que não lhe pertence.
Há uma imagem que me emocionou bastante: Um senhor sai em completo transtorno de dentro de casa com uma tv de 20 polegadas nas costas, trôpego cai, a televisão mergulha até sua cintura na agua enlameada que não conseguiu lavar as humilhações que Mamusca aplica em nossa gente, o homem levanta-se, de dentro da televisão nasce uma pequena cachoeira de agua tão barrenta quanto à esperança de dias melhores nessa cidade. Tomara que não tenha causado maiores danos aos objetos desses irmãos, sim, porque os danos morais já foram causados há muito tempo em muitos governos.
Nessa hora de agonia repetida e programada, onde estava o Super-Herói?
Os Super-Heróis onde se escondiam?
O Secretario da Infra Estrutura não sabia dos riscos, apesar de termos hoje uma grande facilidade em acesso às informações de chuvas? Estava onde a Prefeita eleita e sugadora do povo de Itabaiana? O primeiro Ministro? Via diante de sua tela de LCD (maior que a TV de 20 polegadas daquele irmão) as peripécias de nossa gente ao tentar inutilmente vencer a natureza? Os dois vereadores covardes que moram na Rua do Hotel Leiliane, deram que tipo de ajuda, durante ou mesmo depois? Os outros vereadores estavam ou não estavam bem agasalhados e protegidos durante o acontecido?
Cadê o Super-Herói de Itabaiana? Por certo perdeu o GPS e nos perdeu do sensor, deixando reinar na terra de Orlando Otávio toda imprudência, deserança de um futuro melhor e gente da pior estirpe.
Fatos como o ocorrido, voltarão a acontecer. Tomara que seja em ano de eleição, para que bondosos e perfeitos candidatos façam algo em prol de nossa gente, que constrói , luta por sua família, sua gente, que participa, e, sobretudo, que vota.
Hoje de madrugada, enquanto escrevia esse texto, uma música era tocada para Itabaiana...
“Foge, Foge Super Man,
Foge, Foge Mulher Maravilha”
As mães de verdade, meu respeito e admiração. Pela luta, pelos filhos, pelo acreditar que amanhã seremos felizes, se não nós, nossa linhagem. Destaco minha mãe (Irece), minhas irmãs (Márcia e Andrelly), minha sobrinha (Marcella) e minha filha (Amália),futuras mães , as mães de meus filhos e a Paula Adriana. Que sejam elas o espelho que refletirá minha homenagem a cada mãe Itabaianense.
Inté quinta.