Mais uma vez equipe de fiscalização do IBAMA-PB, acompanhada de destacamento da Polícia Ambiental, Polícia Militar e Ministério Público Estadual, estiveram no Distrito de Guarita, em Itabaiana, onde flagraram a extração de areia no leito do Rio Paraíba.
De acordo com informação do Superintendente do IBAMA-PB Ronilson José da Paz, a denúncia foi feita pelo Ministério Público Estadual de Itabaiana, que informou que extração de areia anteriormente embargada pelo IBAMA estava em pleno funcionamento no Distrito de Guarita.
Ao chegar à localidade, foi constatado que o empresário, anteriormente multado pelo IBAMA-PB estava extraindo areia de modo mecanizado, através de uma draga, e através de uma pá-carregadeira.
Imediatamente, por determinação do Ministério Público Estadual, todos dos envolvidos na infração foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Itabaiana, onde foi aberto um Termo Circunstanciado de Ocorrência, contra o responsável pela extração, devido o cometimento de crime de desobediência (art. 330, do Código Penal), tendo em vista que a atividade no local estava embargada desde março de 2011.
Os Agentes de Fiscalização do IBAMA-PB, também apreenderam dois caminhões, uma draga e uma pá-carregadeira que estavam sendo usadas no crime ambiental, bem como aplicaram multa no valor de R$ 500 mil pelo descumprimento do embargo.
Ainda de acordo com o Superintendente do IBAMA-PB, a empresa terá 20 dias para apresentar sua defesa.
IBAMA - PB
