domingo, julho 03, 2011

EX-PREFEITOS PLANEJAM VINGANÇA

A campanha eleitoral de 2012 só terá início após as convenções partidárias previstas para junho, mas os pretensos candidatos estão se articulando a todo vapor nos municípios. Mas o que mais chama a atenção é o intuito de vingança de ex-prefeitos que elegeram seus sucessores, se consideram traídos e romperam com os mesmos.

São vários casos na Paraíba. Para os ex-prefeitos que se consideram traídos, é questão de honra derrotar os atuais que vão para a reeleição, ou os candidatos daqueles que estão terminando o segundo mandato.

O cenário de vingança está projetado em municípios como São Bento, Mari, Duas Estradas, São José de Espinharas, Riachão do Poço, Santa Terezinha, João Pessoa, Bayeux, Riacho de Santo Antônio e Paulista, entre outros.

Em Bayeux, o prefeito Jota Júnior está terminando o segundo mandato. Foi eleito pela primeira vez com o apoio do ex-prefeito Expedito Pereira, uma das maiores lideranças políticas do município. A chapa vitoriosa de Jota Júnior, na campanha de 2004, tinha um irmão de Expedito como vice. Mas a aliança não demorou muito tempo.

Jota Júnior tomou gosto pelo cargo e logo tratou de escantear o esquema de Expedito Pereira. Sentindo-se traído, Expedito passou a fazer oposição a Jota Júnior. Nas eleições de 2008, os dois se enfrentaram nas urnas.

Mas Jota teve uma vitória ainda mais expressiva sobre o seu “criador” político, ao juntar-se com o esquema adversário que tem a liderança de Domiciano Cabral, eleito vice-prefeito e hoje deputado estadual.

Além do mais, Jota Júnior colocou seu irmão, Carlos Sousa, para ser candidato a deputado estadual em Bayeux em 2006 e em 2010, prejudicando Expedito Pereira, que não conseguiu se eleger. Carlos Sousa também não se elegeu.

Mas Expedito não desistiu. Está trabalhando para derrotar o candidato que será apoiado por Jota Júnior. Para Expedito, derrotar o esquema do atual prefeito, elegendo-se prefeito de Bayeux, é sua principal meta para 2012.

CLIQUE AQUI - leia matéria completa