O Tribunal de Contas do Estado (TCE) terá um acompanhamento das obras em execução pelo governo do Estado e pelas prefeituras. Isso será possível através do Geo-Referenciamento. O novo programa, que deverá facilitar a análise de obras públicas e impedir os eventuais dolos que possam ocorrer, foi apresentado ontem a representantes de diversos municípios.
Através do sistema, o TCE pretende, juntamente com o Estado e municípios, traçar um quadro geral de todas as obras em andamento, seus responsáveis e os prazos de entrega. Dessa maneira, um poço que seja cavado ficará geoferenciado no setor de dados, o que impedirá que ele seja novamente fruto de futuras licitações ou despesas.
Igualmente reparos em estradas vicinais, recuperação de escolas e grandes obras ficarão memorizadas no sistema que poderá acompanhar através de fotos seu desenvolvimento até sua conclusão.
Inicialmente serão dezoito municípios enquadrados no programa, mas o Estado como órgão administrador e os demais municípios deverão entrar no Geo-Referenciamento no futuro, permitindo ao TCE um quadro completo do setor de obras. Esse sistema deverá ser modelo nacional para uso em outros tribunais e partiu de um convênio com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).