Na década de 80, assistimos a personagem de Lima Duarte, Sinhozinho Malta, na novela Roque Santeiro, chacoalhar suas pulseiras de ouro e falar seu grande bordão, “Tô Certo ou Tô Errado?!”. Interessante frisar que, a pergunta do bordão nos dá duas alternativas, certo ou errado... No entanto, qual seria a resposta que o Sinhozinho Malta gostaria de ouvir? Claro que seria dizer que ele estava certo, quem iria contrariar o todo-poderoso fazendeiro, no contexto político em que se encontrava? Parece que vivemos essa mesma situação, falamos, falamos, e queremos estar sempre certos.
O grande problema em opinar sobre política em nossa conjuntura atual é a nossa pouca, ou nenhuma, atuação política e social. Dizem que cada brasileiro é um técnico da seleção, assim como cada munícipe é prefeito ou vereador. A pergunta que não quer calar é, será que sabemos do que estamos falando? Será que somos conhecedores do papel de um prefeito, de um vereador, de um cidadão? Algum tempo atrás, presenciei um radialista, que trabalhava aqui em Itabaiana, falar sobre ética ambiental, jogando uma tampinha de sorvete sundae no meio da rua, bem no centro da cidade.
Todos somos cidadãos com direito a vez e voz, pois somos livres de acordo com a constituição, mas ao mesmo tempo em que temos direitos, também possuímos deveres. Cidadania não é apenas um direito, mas também um dever, dever de conhecer a política e seu funcionamento, senão votamos as cegas e perdemos o direito de reclamar sobre o péssimo mandato de qualquer um que venha a nos governar.
Será que conhecemos a Lei Orgânica do Município? O Regimento Interno da Câmara dos Vereadores? Os programas federais? Conhecemos os conselhos municipais e quem faz parte deles? Só não conhecemos como não temos quase acesso, e nos calamos juntamente com o silêncio dos nossos governantes que não se pronunciam sobre coisa alguma, ou quase nada do que está acontecendo em nossa cidade.
Todos nós sabemos que, para haver ordem e progresso em nossas vidas e em nosso trabalho, é necessário que haja planejamento. Uma empresa precisa de planejamento, os professores de uma escola precisam planejar suas aulas, um casal precisa planejar uma nova vida a dois, e governar uma cidade, também precisa de planejamento.
Será que Itabaiana possui um Plano Diretor? O Plano Diretor é o documento onde deve existir o zoneamento de todo o município, para a elaboração de políticas públicas. É através do Plano Diretor que se planeja o futuro de uma cidade. Através dele o município tem mais chances de receber verbas federais. Segundo o IBGE, apenas 20% do total de municípios da Paraíba, possui Plano Diretor.
Estamos sob a égide da nossa indignação, mas precisamos muito mais do que palavras de ordem para fazer com que Itabaiana encontre sua verdadeira honradez. O valor de nossa cidade não pode se perder sob o descaso e a incompetência de maus administradores. Precisamos de cidadãos conscientes e atuantes, e essa busca tem que começar agora.
