quinta-feira, agosto 18, 2011

Itabaiana vai receber uma escola técnica porque apresenta extrema pobreza, baixo Ideb e atraso escolar

Pólo da UFPB está para ser fechado por falta de interesse da Prefeitura.

Esses são os critérios para as cidades terem acesso às unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os municípios escolhidos para receber essas escolas são aqueles que não podem oferecer o necessário à vida de suas populações, estão estagnados economicamente, e mostram um sistema de ensino medíocre.

O MEC foi claro sobre os critérios para acesso aos campi: “Esses locais foram selecionados a partir de critérios como o percentual da população em extrema pobreza. Foram privilegiadas cidades com baixa renda per capita, além daquelas que apresentaram resultados ruins em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e têm um percentual maior de jovens atrasados na escola”.

É triste saber que nossa Itabaiana, outrora tão robusta e provida de meios para a sustentação dos seus habitantes, hoje está entre as piores economias do interior da Paraíba.

Enquanto nos alegramos com a futura escola técnica a ser instalada, seria oportuno lembrar o que foi feito de nossa indústria, de nossa agricultura, do comércio e das boas escolas, e de como maus políticos se aproveitaram do nosso povo. Um exame de consciência sempre é oportuno.