domingo, agosto 14, 2011

PRESIDENTE DA FAMUP DIZ QUE ESTÁ MENTINDO QUEM ALEGA NÃO TER RECURSOS PRÓPRIOS PARA O 13º

“Quem disser que não tem dinheiro para pagar o décimo (terceiro) está mentindo”. Foi o que afirmou o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Rubens ‘Buba’ Germano (PSDB), que também é prefeito de Picuí. Faltando menos de cinco meses para as prefeituras paguem o abono obrigatório em lei aos servidores, muitas alegam que não tem como fazer reserva e muito menos tem dinheiro em caixa para o pagamento. É o caso de Fagundes, Pedra Lavrada, Natuba Santa Luzia, São Bento e Cabaceiras.

Mas, os prefeitos garantem que o 13º salário será pago em dia. Isso porque eles estão contando com o recurso adicional de 1% no repasse do Fundo de Participação dos Municipios (FPM), repassado todos os anos, sempre no dia 10 de dezembro, pelo Governo Federal. O pagamento da folha extra tem que ser realizado até o dia 20 de dezembro. Ou seja, os servidores municipais dependerão do governo federal para receber o décimo.

Contrariando os prefeitos, Buba Germano afirma que os gestores municipais têm reservas de caixa sim. “Tanto é que muitos já pagaram a primeira parcela do décimo no mês de junho”. Ele afirmou que a recomendação da Famup é para que os prefeitos se preparem financeiramente, fazendo reserva de “prioritariamente reduzam qualquer investimento para pagar o décimo.

(Jornal Correio da Paraíba, 31 de julho 2011)

As prefeituras da nossa região pagaram a metade do décimo em junho. A outra parte sair em dezembro, e sem empréstimo. (com exceção de Itabaiana)

Itabaiana:
Na Prefeitura de Itabaiana, a situação é a pior possível. Durante o ano, os salários ficam atrasados, e quando chega dezembro, os servidores têm que tomar empréstimos para receber o 13º. (reserva só se for em banco Frances)