A secretaria de Saúde da Paraíba confirmou na segunda-feira (21) duas mortes por dengue este ano no estado. Conforme o boletim divulgado, os casos já haviam sido notificados e estavam em investigação, até que os resultados finais dos exames foram divulgados. Os óbitos aconteceram nas cidades de Itabaiana, na região Agreste, e Patos, no Sertão. O governo estadual não informou detalhes sobre os pacientes.
No total, este ano foram notificados 3.768 casos suspeitos, dos quais 720 foram confirmados como sendo de dengue clássica, 27 de dengue com complicações, 14 de febre hemorrágica, duas mortes e 768 descartados. Segundo a secretaria, 2.237 notificações ainda estão em fase de investigação.
Apesar da ocorrência das duas mortes, o número de registros de dengue de janeiro a 18 de maio de 2012 caiu 59% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 9.176 notificações.
O boletim não inclui vírus de dengue do tipo 4, ao contrário do que foi publicado pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (17). Apesar da órgão do governo federal ter registrado a presença do vírus na Paraíba, a gerência executiva de Vigilância em Saúde relata apenas casos de dengue tipos 1 e 2.
A secretaria de Saúde pediu que a população aumente a vigilância, principalmente para evitar o acúmulo de água em época de chuvas. As suspeitas de ocorrência de dengue com complicações, febre hemorrágica ou morte devem ser comunicadas ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), pelo telefone (83) 8828-2522 (o plantão funciona 24 horas).
G1 veja vídeo, clique aqui