O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) abriu hoje de manhã no auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa, o Encontro Estadual de Prefeitos – Paraíba Cresce Unida. Em seu discurso de saudação aos gestores, dos quais 66% estão iniciando o primeiro mandato, o socialista fez um apelo para que as crises políticas sejam superadas em favor da obtenção de metas administrativas superiores e alertou para a necessidade de promover ações que melhorem a qualidade de vida das mulheres e ajudem a reduzir a violência contra elas:
- Depende da nossa vontade política superar picuinhas que muitas vezes nos afastam de nossas metas administrativas. Temos uma longa caminhada a fazer. Um encontro deste tipo não foi feito no primeiro ano porque o executivo tinha uma série de providências a tomar para garantir a governabilidade. No segundo ano, havia um processo eleitoral. Este ano, queremos políticas mais efetivas em relação a mulheres porque elas estão sendo vítimas de muita violência neste Estado. Queremos ver o trabalho voltado para as mulheres.
Mais adiante, Ricardo definiu o objetivo do Pacto pelo Desenvolvimento Social, criado por sua gestão:
- O Pacto não é para repassar dinheiro apenas, mas é uma estratégia de desenvolvimento humano para que os resultados possam retornar à população. Nele, o Governo se dá a responsabilidade de encaminhar recursos diante dos projetos que os municípios possam encaminhar. Nem todo projeto será aprovado, claro. No PAC, se aprova 5% dos projetos. Mas, no ano passado, 180 municípios tiveram acesso ao Pacto pelo Desenvolvimento na Paraíba.
O socialista acrescentou que o Pacto no ano passado gerou a ordem de serviço para construção de 229 salas de aulas novas, das quais seis já foram inauguradas e as demais estão em construção. Ainda foram ampliadas duas maternidades e sete hospitais, além de adquiridos nove aparelhos de raios-x.